Christian Malheiros, protagonista do filme Sócrates, esteve na sessão para imprensa que aconteceu na terça dia 27 de agosto.
O filme independente dirigido por Alexandre Moratto estreará nos cinemas brasileiros no dia 26 de setembro. Aliás, chega aqui com a chancela internacional de vários festivais. Por exemplo, Film Independent Spirit Awards, Mannheim-Heidelberg International Filmfestival, Miami Film Festival, OUTshine Film Festival, Thessaloniki Film Festival, Uruguay International Film Festival e Woodstock Film Festival, sendo premiados nesses todos. Além disso, ainda participou de outros em diversos países
No Brasil, rodou também o circuito dos festivais, recebendo prêmios nos seguintes: Festival Mix Brasil, Rio de Janeiro International Film Festival e São Paulo International Film Festival.
Christian Malheiros comentou que está muito feliz com esse reconhecimento internacional de Sócrates, e surpreso também, pois sentia a “síndrome do patinho feio” antes de começar a viajar pelos festivais. Afinal, por todo lugar, a equipe toda foi recebida com elogios sinceros.
Então, nada mal para um filme com um orçamento de 20 mil dólares, filmado com uma Canon 5D, em poucas locações na Baixada Santista. Sem contar que vários membros do elenco e da equipe de Sócrates são iniciantes oriundos do projeto social do Instituto Querô, que ensina a garotada da periferia a trabalhar com o audiovisual. Por isso, as filmagens aconteceram dentro de um mês, durante as férias escolares.
Estreia no cinema
Além disso, Sócrates é o primeiro papel de Christian Malheiros no cinema, pois até então sempre foi do teatro, desde os nove anos. Porém, precisou passar por várias etapas de testes até ser escolhido como o protagonista. Depois, o ator seria um dos protagonistas da série Sintonia, da Netflix.
Sócrates é um menino pobre de 15 anos que vivia com a mãe até ela morrer, na primeira cena do filme. Então, a estória acompanhará os próximos dias do garoto tentando sobreviver sozinho nas ruas de Santos.
Após a sessão de Sócrates, Christian Malheiros contou que o filme é o retrato de vários jovens que passam por essa situação. Ademais, não só no litoral paulista como em outros lugares do Brasil e do mundo. “São vários os Sócrates por aí”, diz ele. E acrescenta que a intenção desse longa-metragem não é levantar bandeiras em defesa de negros, gays ou pobres, mas conseguir a empatia do público. De fato, muitos espectadores, inclusive, se identificarão com os personagens.
O diretor de Sócrates é Alexandre Moratto, brasileiro que mora em San Francisco, na Califórnia. Por isso, Christian ressalta que o filme é um resultado colaborativo, já que ele e os outros integrantes do elenco e da equipe sugeriram algumas modificações no roteiro para que ele se mantivesse sempre autêntico.
Enfim, além do sucesso comercial que o filme Sócrates almeja agora, após a aprovação dos festivais, o projeto já é vitorioso. Afinal, prova que o Instituto Querô, e outras organizações similares, podem ajudar os jovens que ficam sem rumo como o protagonista.
Ficha Técnica
Sócrates – estreia dia 26 de setembro – 71 minutos, direção de Alexandre Moratto
ELENCO: Christian Malheiros, Tales Ordakji, Rosane Paulo, Caio Martinez Pacheco, Jayme Rodrigues
PRODUÇÃO: Instituto Querô e Querô Filmes
DIREÇÃO E MONTAGEM – Alexandre Moratto
ROTEIRO ORIGINAL – Alexandre Moratto e Thayná Mantesso
PRODUÇÃO – Tammy Weiss, Ramin Bahrani, Alexandre Moratto e Jefferson Paulino
PRODUÇÃO EXECUTIVA – Fernando Meirelles, Thaís Badim Marques e Priscilla Santana
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO – Thalita Afonso Sampaio e Ana Cláudia Rodrigues
PRODUÇÃO DE ELENCO – Mayara Batista
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – João Gabriel de Queiroz
DIREÇÃO DE ARTE – Thaianne Spinassi e Juh Guedes
FIGURINO – Juh Guedes
TRILHA SONORA ORIGINAL – Felipe Puperi & Tiago Abrahão
FINALIZAÇÃO DE IMAGEM – O2 Pós
FINALIZAÇÃO E DESENHO DE SOM – Miriam Biderman
ASSISTENTE DE DIREÇÃO – Kamilli Semenov
SOM DIRETO – Julio Galassi
FOQUISTA E CÂMERA AUXILIAR – Nilton Ferreira
DISTRIBUIDORA: O2 Play
Assista: Christian Malheiros apresenta Sócrates