Na próxima terça-feira, 4 de julho, o MIS – Museu da Imagem e do Som realiza a exibição seguida de debate do filme Close (2022). Essa coprodução Bélgica-Holanda-França tem direção de Lukas Dhont e foi indicada ao Oscar deste ano.
A cada edição, o Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta um filme do Auditório MIS, seguido de debate mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.
Desta vez, após a sessão do filme no Auditório MIS, acontece o debate com a presença do jornalista Leonardo Sanches e da psicanalista Flávia Steuer.
Os ingressos gratuitos ficam disponíveis para retirada na bilheteria uma hora antes do evento.
Sobre o filme
Close trata da descoberta da homossexualidade por dois meninos na entrada da adolescência. Leia a crítica do filme escrita por Sérgio Alpendre.
Sobre os debatedores:
Flávia Steuer é fonoaudióloga, psicanalista e mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC/SP. Membro Filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e membro do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae, ela coordena o Grupo de Trabalho e Pesquisa Faces do Traumático no mesmo departamento. Além disso, é supervisora do projeto Escuta Crusp e autora do capítulo “Falas e ecos do trauma” no livro “Testemunho e experiência traumática: trauma em tempos de catástrofe” (Editora Escuta). De 1995 a 2010, atuou como Supervisora Clínica e responsável pelo setor de voz da DERDIC-PUC/SP.
Leonardo Sanches é formado em Jornalismo pela PUC-SP, entrou na Folha como estagiário em 2015. Após passar pela Record, voltou em 2017 e, no jornal, integrou as equipes de redes sociais, F5 e Guia Folha até chegar à Ilustrada, onde hoje é responsável pela cobertura de cinema, TV e streaming. Como repórter do caderno, cobriu festivais nacionais e internacionais, como Gramado e Cannes, além da Mostra de Cinema de São Paulo. Tem pós-graduação em mídias digitais pela ESPM.
Sobre a mediadora:
Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de cultura e comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.
Serviço:
Ciclo de Cinema e Psicanálise no MIS
Exibição e debate do filme Close
Data: 04/07/2023
Horário: 19h
Ingresso gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação indicativa: 12 anos
Local: MIS Jardim Europa | Auditório MIS | Avenida Europa, 158
Confira no site oficial do MIS aqui.