O Cine África | Em Casa, ciclo de sessões gratuitas de filmes online que acontece de maio a julho, acrescenta dois novos títulos em sua programação.
São dois longa-metragens que integram o festival We Are One: A Global Film Festival: o documentário Kmêdeus, de Cabo Verde, e a ficção angolana Ar-Condicionado.
No dia 6 de junho, sábado, às 16h, acontece um bate-papo com o diretor Nuno Miranda e o produtor Pedro Soulé, responsáveis por Kmêdeus, e com o artista António Tavares, cujo trabalho inspirou a história do filme.
O filme gira em torno da história intrigante de um misterioso excêntrico sem-teto chamado Kmêdeus (“Comer Deus”) que morava na ilha de São Vicente, Cabo Verde. O dançarino António Tavares criou uma performance baseada na vida e no mundo interior de Kmêdeus. Ele nos leva em uma viagem por sua cidade natal, Mindelo, as músicas e filmes da ilha e a celebração de seu carnaval anual. Torna-se, assim, uma busca pelos aspectos fundamentais de uma das comunidades crioulas mais antigas do mundo.
E no dia 10 de junho, quarta-feira, a conversa é com o diretor Fradique e o produtor Jorge Cohen, de Ar-Condicionado. No filme, os ares condicionados começam misteriosamente a cair dos apartamentos na cidade de Luanda. Matacedo e Zezinha, um guarda e uma empregada doméstica, têm a missão de recuperar o aparelho do chefe. Essa missão leva-os à loja de materiais elétricos do Kota Mino, que está a montar em segredo uma complexa máquina de recuperar memórias.
O objetivo do cineclube Cine África é difundir no Brasil a produção audiovisual africana. Ana Camila Esteves, uma das organizadoras do evento, completa: “A ideia do Cine África é aproximar o público brasileiro do cenário audiovisual africano com depoimentos dos próprios realizadores, tanto no âmbito da criação como no da produção.
O Cine África | Em Casa agora reúne onze obras e segue sua programação online até julho. Informações em: mostradecinemasafricanos.com/cine-africa-sessoes-extras/
Sessões extras Cine África | Em Casa
Os encontros serão transmitidos no canal do Cine África no YouTube:
Dia 6/6 (sáb), às 16h: Kmêdeus (2020), de Nuno Miranda
Filme: https://youtu.be/eSEiE-rWRSU (disponível em 3/6, às 10h, por sete dias)
Bate-papo: https://youtu.be/UTTYiBhZ7YM
Dia 10/6 (qua), às 16h: Ar-Condicionado (2020), de Fradique;
Filme: https://youtu.be/cfEWfx9RMLQ (disponível em 6/6, às 12h45, por sete dias)
Bate-papo: https://youtu.be/UBeiAX2iQMo
Site oficial: www.mostradecinemasafricanos.com
Saiba mais sobre o We Are One: A Global Film Festival.
Foto: “Ar-Condicionado” – créd: Geração 80