Na noite de 2 de novembro de 2020, aconteceu a cerimônia de encerramento da 14ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e do 11º Brasil CineMundi – 11th International Coproduction Meeting.
Com transmissão online pelo site www.cinebh.com.br, foram anunciados os projetos vencedores do programa de coprodução.
Após a cerimônia, encerrando a programação da 14ª CineBH e do 11º Brasil CineMundi, às 21h30, na Sessão Brasil CineMundi, foi realizada a exibição, em pré-estreia nacional, do longa-metragem Meu nome é Bagdá.
Na Categoria Projeto em Desenvolvimento, o vencedor do 11º Brasil CineMundi foi Mãe de Ouro (MT), com direção de Madiano Marcheti e produção de Beatriz Martins e inscrito pela Terceira Margem Produções. A escolha foi decidia pelo Júri Oficial, formado por Luis Campos – Produtor (Portugal), Micaela Solé – Produtora (Uruguai) e Rei García – Agente de Festivais e Vendas (Brasil).
Acalanto (PE), com direção de Marcelo Lordello e Letícia Simões e produção de Emilie Lesclaux, foi o projeto de ficção selecionado para integrar a Incubadora Paradiso 2021, programa do Projeto Paradiso, mantido pelo Instituto Olga Rabinovich, iniciativa de apoio aos talentos do audiovisual brasileiro.
Paralaxe (MG), com direção de Ricardo Murad e Cao Guimarães, com produção de Mariana Andrade, foi selecionado para participar da próxima edição do MAFF – Málaga Festival Fund & Co-production, que será realizado em 2021.
A Cor da Margem (RJ), com direção de Mariana Luiza e produção de Joelma Oliveira Gonzaga, foi escolhido para participar do Encuentros BioBioCine – encontro da indústria do BioBioCine Festival Internacional de Cinema, a ser realizado em 2021.
Para participar do Proyecta na próxima edição do Ventana Sur foi selecionado o projeto Não Estamos Sonhando (AL/BA), com direção de Ulisses Arthur e produção de Thamires Vieira. O evento será realizado em formato online, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2020.
A Voz de Deus (SP), com direção de Miguel Antunes Ramos e produção de Alice Riff, foi escolhido para participar do Conecta – International Documentary Industry Meeting da próxima edição do Chiledoc, a ser realizado em 2021, no Chile.
Entre os projetos de documentário, É tudo parente (MG), com direção de Mariana Fagundes e produção de André Hallak, foi selecionado para participar do DocMontevideo, que será realizado em 2021, no Uruguai.
O projeto Casa no Campo (RS), com direção de Davi Preto e produção de Paola Wink, foi escolhido para receber o Prêmio WCF Audience Design, que consiste em consultoria e mentoria intensivas para desenvolver uma estratégia completa em Design de Audiência.
Mãe do Ouro (MT) foi selecionado para participar da 14a edição do Nuevas Miradas, acontecerá em formato online, de 7 a 11 de dezembro de 2020.
Serviço
14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING
29 de outubro a 2 de novembro de 2020
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
PATROCÍNIO: COPASA, CEMIG | GOVERNO DE MINAS GERAIS
PARCERIA CULTURAL: SESC EM MINAS, GOETHE-INSTITUT, CASA DA MOSTRA
PARCEIROS BRASIL CINEMUNDI: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS DOT, MISTIKA, PARATI FILMS, CTAV E ATELIÊ BUCARESTE
COOPERAÇÃO BRASIL CINEMUNDI: WORLD CINEMA FUND (Alemanha), NUEVAS MIRADAS-EICTV (Cuba), BIOBIOCINE (Chile), CONECTA-CHILE DOC (Chile), MAFF (Espanha), DOCSP (Brasil), DOCMONTEVIDEO (Uruguai), VENTANA SUR (Argentina), INSTITUTO OLGA RABINOVICH/PROJETO PARADISO (Brasil)
APOIO: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL E CAFÉ 3 CORAÇÕES.
IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DO TURISMO | GOVERNO FEDERAL