A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), em parceria com o Grupo Editorial Letramento, lança uma obra única: “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais”. O evento acontecerá no dia 21 de janeiro, às 11h30, no Centro Cultural Yves Alves, durante a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na encantadora cidade histórica mineira.
Esse projeto inovador, organizado por Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva, surge do anseio de ampliar os estudos sobre o gênero narrativo fantástico. Com uma abordagem abrangente e introdutória, o livro apresenta artigos históricos e análises críticas que exploram o vasto universo do cinema brasileiro que desafia e expande os limites da realidade. São destacados cem filmes que questionam e transcendem conceitos convencionais.
O cinema fantástico brasileiro
Longe da sombra do icônico Zé do Caixão, criação de José Mojica Marins, o cinema fantástico brasileiro revela uma filmografia extensa e cada vez mais notável. O livro destaca a presença desse gênero em diferentes épocas e movimentos cinematográficos, desde a Vera Cruz até a Retomada, passando pela Boca do Lixo e o Cinema Marginal. São obras que influenciaram chanchadas, produções experimentais, filmes infanto-juvenis e animações.
Para Gabriel Carneiro, este livro representa um marco na relação da crítica de cinema, especialmente a brasileira, com o cinema fantástico. Ele destaca a importância de superar preconceitos históricos e reconhecer o valor e a grandeza de obras ligadas ao horror, à fantasia e à ficção científica.
O livro também destaca a construção de uma linguagem própria dentro do gênero, antes predominantemente associado ao cinema norte-americano. Além disso, lança luz sobre produções subestimadas, como as eróticas e dos Trapalhões, oferecendo uma visão única sobre a sociedade brasileira.
“A fantasia, a ficção científica e o horror, ao abordar questões urgentes e delicadas, possibilitam uma abordagem criativa, divertida, amedrontadora e, ao mesmo tempo, crítica e reflexiva.”, observa Paulo Henrique Silva.
O levantamento inédito da Abraccine, que serviu como base para o livro, elegeu À Meia Noite Levarei sua Alma (1964), o filme que inaugurou o gênero de horror no Brasil e apresentou Zé do Caixão, como o melhor filme do cinema fantástico brasileiro.
“Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” é a mais recente adição à série “100 Filmes Essenciais”, sucedendo “100 Melhores Filmes Brasileiros” (2016), “Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2017), “Animação Brasileira: 100 Filmes Essenciais” (2018) e “Curta Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2019).
Serviço:
Lançamento e sessão de autógrafos de “Cinema fantástico brasileiro: 100 filmes essenciais”
21 de janeiro, domingo, às 11h30
Centro Cultural Yves Alves (Rua Direita, 68, Tiradentes/MG)
27ª Mostra de Cinema Tiradentes
O livro:
“Cinema fantástico brasileiro: 100 filmes essenciais”
Organização: Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva
Grupo Editorial Letramento
Coleção Lumiére
376 páginas, 14×21
Preço de capa: R$ 90,00
O livro também está disponível para compra no site da editora: www.editoraletramento.com.br.
(fonte: divulgação)