A Escola no Cinema, com apoio do Espaço Itaú de Cinema, apresenta o curso “Cinemasonho de David Lynch”, ministrado por Cássio Starling Carlos. As aulas acontecem online entre 18 de janeiro e 4 de fevereiro de 2021.
O curso percorrerá os principais títulos da obra audiovisual de David Lynch, explorando a confluência entre cinema, imaginário e onirismo. Bem como ressaltando os aspectos plásticos, sonoros e narrativos que o artista combina para criar seus objetos perturbadores e provocadores.
Desde seus primeiros curtas, realizados no contexto vanguardista dos anos 1960, Lynch se distinguiu como um artista excêntrico, com trabalhos marcados pela busca de formas estranhas e pela ênfase em temas insólitos.
Seu primeiro longa, “Eraserhead” (1977), expandiu o caráter experimental dessa fase inicial e a originalidade desse projeto personalíssimo atraiu a curiosidade e abriu espaço para o diretor trabalhar em produções mais comerciais.
De “O Homem Elefante” (1980) a “Twin Peaks: O Retorno” (2020), Lynch explorou os gêneros e os formatos audiovisuais e sintetizou os fantasmas de seu imaginário com as imagens não menos espectrais do cinema.
A dimensão poética, inspirada pela vocação experimental e pela invocação da tradição surrealista, mistura-se com a face prosaica das narrativas populares. Por exemplo, as fórmulas do cinema de gênero, a “soap opera” e as tramas dos filmes adolescentes.
Por meio da suspensão das fronteiras, o onírico e o imaginário reconquistam, na obra de Lynch, seu poder de subverter a ordem.
Aula 1: 18/01/21 – segunda-feira
Sonhando de olhos abertos: as relações entre o cinema e o paradigma onírico.
Aula 2: 21/01/21 – quinta-feira
O primeiro Lynch: entre as artes visuais e a experimentação. De “Six Men Getting Sick” a “Eraserhead“.
Aula 3: 25/01/21 – segunda-feira
Cinema de gênero e construção de um universo autoral. De “Homem Elefante” a “Veludo Azul”.
Aula 4: 28/01/21 – quinta-feira
Lynch ontheroad. “Coração Selvagem”, “Estrada Perdida” e “Uma História Real”.
Aula 5: 01/02/21 – segunda-feira
Entre o sonho e a irrealidade. “Cidade dos Sonhos” e “Império dos Sonhos”.
Aula 6: 04/02/21 – quinta-feira
“TwinPeaks”: a série de TV como narrativa experimental.
Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da Folha de S. Paulo e pesquisador de história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, todas publicadaspela Folha. É editor do blog Histórias de Cinema.
Serviço:
Período: 18 de janeiro a 04 de fevereiro de 2021
Segundas e quintas-feiras – das 19h às 22h
Carga horária: 18 horas em 06 encontros
Inscrições: [email protected] (a partir de 04/01/2021)
Investimento: R$300,00 (à vista)
Mais informações: www.escolanocinema.com.br ou https://www.itaucinemas.com.br/pag/cursos