Cinemateca Brasileira | Cinema Japonês Contemporâneo

Cinema Japonês Contemporâneo na Cinemateca Brasileira

Entre os dias 30 de junho e 9 de julho de 2023, a Cinemateca Brasileira e a Fundação Japão, apresentam uma seleção de Cinema Japonês Contemporâneo.

A mostra exibe filmes de veteranos como Takahisa Zeze, que constrói um thriller cujo pano de fundo é o grande terremoto de Tōhoku em In the Wake (2021), e Tetsu Maeda, com o leve drama familiar And So The Baton is Passed (2021).

Mas também traz uma obra ousadas do cineasta iniciante Kohei Yoshino. Em seu Anime Supremacy! (2022), ele mescla live-action e animação para retratar a indústria de animes.

Além disso, a Cinemateca Brasileira exibe dois filmes dirigidos por Keisuke Yoshida. Blue e Intolerance, ambos de 2021, exploram a complexidade das relações humanas.

Por fim, completa a seleção o suspense Lesson in Murder (Kazuya Shiraishi, 2022). O longa revela uma trama de manipulação entre um serial killer e um jovem de seu passado.

Todas as sessões são gratuitas e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

___________________________________________

Serviço:

Cinema Japonês Contemporâneo

CINEMATECA BRASILEIRA (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana – São Paulo)

Site: https://www.cinemateca.org.br/

___________________________________________

Programação:
Sexta-feira, 30 de junho, na Sala Grande Otelo

19h – BLUE (2021), de Keisuke Yoshida

Através do boxe, esporte que envolve uma competição brutal, o drama oferece um olhar silencioso e acolhedor sobre a vida, onde nem todos podem sair vencedores. Assim, envolve frustração diante da distância que existe entre o amor pelo esporte e o talento, o medo das sequelas, as relações entre os competidores. Os sentimentos não falados transbordam nesta obra do diretor Keisuke Yoshida, baseada em sua própria experiência de mais de 30 anos praticando o boxe. O filme aborda com profundidade os personagens. Com isso, o público certamente simpatizará com as emoções de Urita, interpretado pelo consagrado Ken’ichi Matsuyama. De fato, Keisuke Yoshida é um dos diretores mais ativos e bem-sucedidos do momento.

Sábado, 01 de julho, na Sala Grande Otelo

16h – AND SO THE BATON IS PASSED (2021), de Tetsu Maeda

A história do crescimento de Yuko e Miitan e a da enigmática Rika se entrelaçam em um drama comovente e que envolve vários mistérios. O filme se baseua no best-seller de Seo Maiko que ganhou o 1º lugar em uma premiação votada por livreiros. Mei Nagano, que interpreta Yuko, e Satomi Ishihara, que interpreta Rika, estão entre as atrizes mais proeminentes e populares do Japão, sempre com charme deslumbrante e belíssimas atuações. O diretor Tetsu Maeda é conhecido pela qualidade de seus filmes de entretenimento e consegue dar um toque de leveza a uma história emocionante. Com isso, realiza uma obra vibrante.

Domingo, 02 de julho, na Sala Grande Otelo

17h – ANIME SUPREMACY! (2022), de Kohei Yoshino

Nesta história emocionante, o público passeia pelos bastidores da produção de animes. Que, aliás, requer a dedicação de uma grande equipe. O duelo entre Hitomi, a diretora esforçada que enfrenta diversas dificuldades, e Chiharu, o gênio admirado por todos, ganha vida com as atuações de Riho Yoshioka e Tomoya Nakamura, dois atores populares que representam a nova geração. Além disso, outro destaque é a participação de alguns dos melhores criadores da indústria, animadores da Production I.G..

Sexta-feira, 07 de julho, na Sala Grande Otelo

18h – LESSON IN MURDER (2022), de Kazuya Shiraishi

Esse thriller surpreendente retrata um jovem que não consegue ignorar as palavras de um assassino e confronta grandes mistérios. Quem interpreta o assassino que se aproxima gentilmente dos jovens para depois cometer atos repulsivos é Sadao Abe. O ator atua brilhantemente em uma diversidade de títulos, de comédias a filmes mais sérios. Seus olhos abrigam uma loucura que faz o público sentir calafrios. Kenshi Okada é um ator cuja fama cresce a cada dia e que vem acumulando grandes obras em seu currículo. Da mesma forma, o diretor Kazuya Shiraishi, que está em sua melhor fase, é conhecido pela habilidade de retratar o lado obscuro da alma humana de forma impiedosa.

Sábado, 08 de julho, na Sala Grande Otelo

13h – IN THE WAKE (2021), de Takahisa Zeze

A obra que mistura mistério e drama acontece em torno da investigação de um caso de homicídio. E tem como pano de fundo o grande terremoto de 2011, que deixou profundas cicatrizes nos japoneses até os dias de hoje. Mas o filme também faz uma crítica social que expressa a indignação dos mais fracos em relação à sociedade cruel. Takeru Sato, que se tornou uma grande estrela com ótimos filmes de ação e Hiroshi Abe, que se destaca em diversos gêneros, da comédia ao drama, e desfruta de grande popularidade e talento, dedicam-se de corpo e alma em seus papeis mais sérios nesta obra. Ademais, Takahisa Zeze possui um currículo que inclui desde filmes de entretenimento até filmes de arte e é um dos diretores que representa o cinema japonês na atualidade.

Domingo, 09 de julho, na Sala Grande Otelo

15h – INTOLERANCE (2021), de Keisuke Yoshida

A obra retrata meticulosamente a psicologia e as ações de pessoas em situações extremas e seu desfecho é impressionante. O drama incomum trata de assuntos sublimes que questionam o perdão e a cura. O roteiro escrito por Keisuke Yoshida, diretor de grandes filmes nos últimos anos, foi premiado em renomados festivais japoneses. As atuações ganham credibilidade com o terror causado pelo pai, interpretado por Arata Furuta, que atua principalmente no teatro. Da mesma forma, com o vazio carregado pelo gerente, interpretado por Tori Matsuzaka, um dos principais atores da nova geração.

(fonte: divulgação)

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo