CINESESC: entrevista com o diretor Ricardo Elias

Ricardo Elias (diretor)

Nesta segunda-feira, dia 1º de março, o CineSesc estreia o 3º episódio do podcast “Era Uma Vez…São Paulo – 10 Anos Depois”. Desta vez, a entrevista exclusiva é com o cineasta paulistano Ricardo Elias. Ele comenta sobre sua trajetória no cinema e sua relação com a cidade de São Paulo, cenário comum de seus três filmes.

O episódio está no canal do CineSesc no Youtube (youtube.com/cinesesc). Além disso, seus filmes De Passagem (2003) e Mare Nostrum (2018) ficam disponíveis por 15 dias na plataforma #EmCasaComSesc (sescsp.org.br/cinemaemcasa).

Ricardo Elias se formou em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da USP, em 1992. Ele dirigiu os longas-metragens Mare Nostrum (2018), Os 12 Trabalhos (2006), premiado nos festivais de cinema de Recife, San Sebástian, na Espanha, e de Havana, em Cuba, bem como De Passagem (2003), vencedor dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro e Prêmio da Crítica, no Festival de Gramado, em 2003, e Melhor Filme, pela votação popular, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Como diretor de Televisão esteve à frente do programa Manos e Minas, da TV Cultura, onde também dirigiu o Terra Dois, eleito Melhor Programa da TV Brasileira de 2017 – Prêmio APCA.

Com apresentação da jornalista Flávia Guerra, “Era Uma Vez… São Paulo – 10 Anos Depois” resgata o ciclo de encontros com cineastas paulistanos realizado em 2010, no CineSesc, e mediado por Christian Petterman. Os episódios mesclam trechos dos debates originais, com destaque para a contribuição de Petterman, falecido em 2016, em uma nova conversa com os diretores, que revisitam seu cinema e atualizam sua trajetória e sua perspectiva sobre o cinema paulistano e brasileiro.Além do episódio de Ricardo Elias, estão disponíveis o episódio de apresentação do projeto e os episódios com Anna Muylaert e Ugo Giorgetti.

PROGRAMAÇÃO DE FILMES EM HOMENAGEM A RICARDO ELIAS NO #EMCASACOMSESC

DE PASSAGEM

Dir.: Ricardo Elias | Brasil | 2003 | 87 min | Ficção | 12 anos

Jeferson (Sílvio Guindane) e Washington são irmãos e amigos de Kennedy desde crianças. Quando crescem Jeferson entra no Colégio Militar do Rio de Janeiro, enquanto que Washington e Kennedy entram para o tráfico de drogas. Após receber a notícia da morte de Washington, Jeferson volta a São Paulo e, juntamente com Kennedy, sai numa viagem pela cidade procurando o corpo de Washington. Nesta viagem Jeferson e Kennedy lembram um acontecimento importante do passado.

MARE NOSTRUM

Dir.: Ricardo Elias | Brasil | 2018 | 101 min | Ficção | Livre

Roberto (Silvio Guindane) e Mitsuo (Ricardo Oshiro) voltam ao Brasil no mesmo dia, depois de longa temporada morando fora. Suas vidas se cruzam por conta de um terreno negociado por seus pais no passado. Sem dinheiro, os dois veem no terreno uma possibilidade de se acertarem financeiramente. No entanto, alguns eventos fazem com que eles acreditem que o terreno é mágico. Como uma fábula, o filme nos mostra que para se obter alguns desejos, é preciso abdicar de outros.

fonte: divulgação

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo