Uma boa notícia para divertir os pequenos em tempo de isolamento social: a Ciranda Cirandinha de Filmes inaugura sua primeira edição como um espaço dedicado às crianças e aos jovens. Fruto direto da Ciranda de Filmes, que foi criada há seis anos por Fernanda Heinz Figueiredo e Patrícia Durães, o evento acontece online e gratuito entre os dias 4 e 18 de novembro.
A 1ª Ciranda Cirandinha de Filmes, oferece filmes, claro, e, também: oficinas de animação de desenhos, performances, vivências artísticas e lúdicas relacionadas à arte do cinema, rodas de bate papo e reflexão sobre os filmes e temas como diversidade, arte, criatividade e sonhos.
A programação estará disponível gratuitamente na plataforma Innsaei/TV, durante o evento, oferecendo acesso a 90 títulos entre curtas e longas metragens. Entre os destaques da seleção está o longa australiano F de Felicidade (foto), dirigido por John Sheedy, totalmente inédito no país.
A abertura do evento, no dia 4 de novembro, traz curtas inéditos de estudantes, estreantes na direção de filmes como Rã, de Flavia Cavalcantes e Julia Zakia, Ary Y Yo, de Adriana Faria, e Claudete e o Bolo, de Fádhia Salomão, e os curtas June, Silence e Nature de Isis Leterrier e Viagem na Chuva, Violeiro Fantasma e Mitos em Travessia, de Wesley Rodrigues.
Entre os longas, além do inédito F de Felicidade, a 1ª Ciranda Cirandinha de Filmes exibe o belga Binti, de Frederick Migon, a animação brasileira O Pergaminho Vermelho, de Nelson Botter e o média -metragem pernambucano O Outro Lado do Outro, de Kurt Shaw e Rita de Cácia Oenning da Silva.
O evento homenageia o diretor mineiro Helvécio Ratton. Três títulos de sua obra dedicada ao público infanto-juvenil estão na programação: O Menino Maluquinho, Pequenas Histórias e O Segredo dos Diamantes.
A programação de filmes traz o eixo “Jovens na Política”, que exibe o curta documental A Escola é Nossa!, o longas documentais Eleições e Esperto tua (re)volta e o longa de animação Uma História de Amor e Fúria.
A mostra de filmes abre a possibilidade de rever filmes como os indicados ao Oscar A Tartaruga Vermelha e O Mágico, Sobre Rodas (premiado no Festival do Rio), entre outros.
Para visualizar os filmes e participar das atividades propostas pela Ciranda Cirandinha de filmes, é necessário entrar no site Ciranda Cirandinha e abrir a plataforma Innsaei/TV. Lá, basta preencher um cadastro e criar sua senha, para ter acesso a toda a programação.
A programação e informações adiconais estão em: www.cirandadefilmes.com.br/cirandacirandinha