O “Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo” traz em setembro cinco encontros gratuitos que debatem aspectos técnicos, pedagógicos, musicais, sensoriais e históricos do audiovisual no país. Entre os destaques da programação do evento, realizado em parceria da Brazucah Produções e o Centro Paula Souza, está a palestra “Figurino no Cinema Brasileiro”, que abre as atividades no dia 29/09/2021, às 10h, em encontro conduzido por Alice Alves (foto/divulgação).
Com experiência de 19 anos no mercado, Alice integrou a equipe de figurinistas de grandes produções do cinema brasileiro, como “À Deriva” e “Serra Pelada”, ambas de Heitor Dhalia, “Falsa Loura”, de Carlos Reichenbach, “Antônia”, de Tata Amaral, além de marcar presença na televisão, com a minissérie “A Casa das Sete Mulheres” e a novela “O Clone”.
O primeiro dia de debate traz ainda palestra “Cinema Brasileiro e Educação: A Educomunicação”, apresentará um panorama histórico sobre as experiências educomunicativas realizadas na América Latina e suas contribuições para uma reflexão sobre as práticas contemporâneas à luz das novas tecnologias de comunicação e informação. . O encontro será ministrado por Ismar de Oliveira Soares, professor titular sênior da Universidade de São Paulo. Em seguida, às 16h, o diretor, produtor e roteirista Ricardo Favilla conduz a mesa “Cinema e Memória”, que convida a plateia a uma imersão sensorial a partir da sétima arte, por meio de sons, cores e outros afetos originados pelo cinema.
Documentário Musical
A mesa “O Cinema e os Povos Tradicionais” abre as atividades do dia 30, às 10h, com a presença de Carmen Gattás, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA- USP e mestra em Filosofia pela PUC – SP. Durante a conversa, ela vai focar nos projetos de produções cinematográficas realizadas pelos indígenas como forma de resistência cultural. A “Música no Cinema Brasileiro” encerra os encontros de setembro em grande estilo com a atividade liderada por Ivan 13 P, diretor de “Sabotage – Maestro do Canão”. Ele vai apresentar características técnicas e mercadológicas do documentário musical, passando pelo processo de criação, circuito exibidor e o cenário em festivais e em editais de apoio à produção deste gênero, que é cada vez mais presente no cinema nacional.
Além de dirigir o festejado documentário sobre o rapper Sabotage, Ivan é publicitário com carreira marcante em videoclipes e um dos fundadores da 13 Produções, na qual atua desde 2001 como diretor, produtor e montador.
Todas as palestras deste mês serão transmitidas ao vivo pelos canais do Youtube do Cinesolar: www.youtube.com.br/cinesolarbrasil e do Centro Paula Souza, disponível aqui.
“Conseguimos reunir mais um grupo super talentoso para liderar os nossos encontros de setembro. Sem dúvida serão muitas horas de reflexão e compartilhamentos de vivências sobre o audiovisual, setor tão importante para a cultura e a economia do país”, declara Cynthia Alario, sócia e fundadora da Brazucah Produções.
COMO PARTICIPAR
As inscrições para as atividades de setembro do circuito de palestras podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/redebrazucah2021 até a data do respectivo encontro.
A iniciativa é destinada a estudantes, professores e demais pessoas interessadas no processo criativo do audiovisual do país. Lembrando que apenas pessoas inscritas em cada evento receberão certificados de participação.
O “Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo” é uma contrapartida social de formação de público dos projetos Cinesolar, Cine Autorama e Rede Brazucah, organizados pela Brazucah Produções e que foram viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realização Ministério do Turismo e Governo Federal.
Os encontros virtuais foram abertos em 27 de abril com a palestra “Panorama do Cinema Brasileiro Contemporâneo”, ministrada pela cineasta Anna Muylaert. Até novembro, serão ministradas um total de 35 palestras sobre diversos aspectos da produção audiovisual.
Confira abaixo a programação do mês de setembro:
Dia 29
10h: Figurino do Cinema Brasileiro
Palestrante: Alice Alves – figurinista com 19 anos de experiência em filmes como “Falsa Loura” e “À Deriva”, e em produções televisivas, entre elas “A Casa das Sete Mulheres” e o “Clone”.
14h: Cinema Brasileiro e Educação: A Educomunicação
Palestrante: Ismar de Oliveira Soares, professor titular sênior da Universidade de São Paulo
16h: “Cinema e Memória”
Palestrante: Ricardo Favilla, diretor, roteirista e produtor de “A Turma do Pererê.Doc” e responsável por diversos curtas-metragens premiados.
Dia 30
10h – O cinema e os povos tradicionais
Palestrante: Carmen Gattás – doutora em Ciências da Comunicação pela ECA- USP e mestra em Filosofia pela PUC – SP
16h – Música no Cinema Brasileiro –
Palestrante: Ivan 13P – cineasta e publicitário – autor do documentário “Sabotage: Maestro do Canão” e fundador da 13 Produções.