Circus of Life (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Circus of Life

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Em Circus of Life, encontramos mais uma confirmação de que o preconceito social não acompanha a modernidade das redes sociais.

A estória se passa em Lahora, no Paquistão. O protagonista é um senhor tão religioso que até canta e grava os hinos. Porém, em uma festa de casamento, ele dubla e dança exuberantemente uma música de uma cantora famosa. E o sobrinho dele filma tudo e coloca na internet. Logo, as visualizações explodem e ele acaba sofrendo duras críticas de todos. Até mesmo da filha que o adorava tanto. Apenas sua esposa inválida o compreende.

Preconceito de gênero

Circus of Life adiciona ao tema do preconceito de gênero um interessante contraste com o meio em que se origina a trama. Afinal, as redes sociais são um fenômeno contemporâneo, enquanto a discriminação possui raízes antigas. Visto por outro ângulo, as pessoas jovens de Lahora manuseiam com habilidade o celular, mas essa evolução tecnológica não é acompanhada pela evolução comportamental. Nesse sentido, o filme apresenta essa opinião através da personagem da filha do protagonista. Ela dorme com o celular na mão, mas é uma das primeiras a condenar a atitude do pai.

Por outro lado, o personagem principal também precisa passar por um processo de autoconhecimento. E, igualmente, deve se livrar do preconceito que ele mesmo ainda possui. Por exemplo, quando o amigo o leva a um encontro secreto de gays, ele não se identifica.

A direção

Além disso, o diretor Sarmad Sultan Khoosat conta essa estória com belas imagens. Por exemplo, a câmera acompanha o protagonista quando ele caminha rapidamente em desespero. E, também, na comovente cena em que retorna triste para casa, após ser impedido de cantar na festividade.

Da mesma forma, Khoosat recorre a símbolos imagéticos. Nesse sentido, ele filma o protagonista descendo a escada ao se sentir num buraco sem saída. Analogamente, coloca o protagonista e sua esposa emoldurados pela porta do quarto. Assim, representa que os dois são como uma bolha no meio desse imbróglio. Ou seja, o personagem só encontra apoio da esposa.

Como resultado, Circus of Life faz um recorte inteligente nesse tema do preconceito. Assim, torna-o ainda mais relevante. E expressa essa mensagem numa estória consistente, filmada com competência.

Por fim, apesar de ter provocado polêmica no país, o Paquistão escolheu Circus of Life como seu representante para a corrida ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

___________________________________________

Ficha técnica:

Circus of Life (Zindagi Tamasha) 2019. Paquistão. Direção: Sarmad Sultan Khoosat. Roteiro: Nirmal Bano. Elenco: Arif Hassan, Ali Kureshi, Samiya Mumtaz, Eman Suleman.

Assista ao trailer original aqui.

Circus of Life (filme)
Circus of Life (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo