Pesquisar
Close this search box.
Cisne Negro (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Cisne Negro

Avaliação:
9/10

9/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Cisne Negro apavora. O filme é um terror psicológico sobre a luta interna contra o “eu” que nos sufoca, reprime e nos sabota.

Nina, a personagem de Natalie Portman, consegue o papel principal do balé “O Lago dos Cisnes”, mas o seu produtor (Vincent Cassel) a escolheu com reticências. Apesar de reconhecer que ela consegue interpretar perfeitamente o cisne branco, ele ainda não está convencido quanto à sua atuação como o cisne negro.

Cisne branco x cisne negro

Por um lado, o cisne branco representa a pureza, a ingenuidade, a ternura, o amor e a delicadeza, porém, também a fraqueza, a covardia, a assexualidade, o medo. Por outro, o cisne negro é a irmã gêmea do cisne branco, de quem rouba seu amado. Ele é corajoso, audaz, espontâneo, sexy, sedutor, mas, louco, inconsequente, amoral, autodestrutivo.

Nina foi educada pela mãe repressora (Barbara Hershey) a ser o cisne branco na vida. Mas, como em todas as pessoas, ela também tem o cisne negro dentro de si. A dualidade do papel principal faz explodir essa luta interna e sua mente entra em turbilhão, trazendo ao filme imagens chocantes e aterrorizantes que demonstram perfeitamente essa intensa e tão difícil disputa.

Como resultado, os extremos se chocam e não conseguem o desejado equilíbrio que lhe poderia trazer a paz interna.

O diretor americano Darren Aronofsky tem no currículo o destaque de ter dirigido Mickey Rourke em O Lutador. Após esse elogiado trabalho, consegue surpreender com esse enigmático filme. Por isso, concorre ao Oscar de filme, direção e atriz (Natalie Portman) com um filme tão difícil de se digerir.


Cisne Negro (filme)
Cisne Negro (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo