Sinopse:
Ernesto é um de muitos guerrilheiros das FARC que sonham com um país melhor para lutar, mas desta vez sem armas. Depois de 52 anos de conflitos armados, os guerrilheiros das FARC estão prestes a entregar suas armas em troca da possibilidade de participação política e melhorias sociais.
Quando Ernesto dá seus primeiros passos na política para uma vida normal, o tão celebrado acordo de paz lança o país em um caos. Entre muitos colombianos, uma entusiasmada congressista de direita e um aristocrata descendente dos conquistadores espanhóis querem resgatar o país dos terroristas das FARC. Enquanto isso, os plantadores de coca têm a oportunidade de sair da pobreza, mas somente se o acordo de paz for respeitado.
Enquanto a Colômbia encara uma oportunidade crucial de mudança, Ernesto e sociedade polarizada são empurrados para uma situação onde todos temem para o futuro e sua própria sobrevivência. Muitos pensam que a guerra não tem sentido, mas eles sabem como justificá-la e estão dispostos a fazer justiça por conta própria mãos se necessário, mesmo ao custo da paz.
O que acontece com uma paz muito frágil em um país desigual, onde fazer algo “errado” pode ser facilmente justificado como o único meio viável de luta? Colômbia era nossa é um retrato íntimo, duro e sincero de pessoas nos extremos da sociedade colombiana. É um documentário que mostra interesses e sonhos polêmicos para criar uma sociedade melhor para viver. Através da situação de um país, o documentário reflete a condição humana em um nível universal.
Ficha técnica:
Colômbia Era Nossa (Colombia fue Nuestra) 2020. Finlândia/França/Dinamarca/Noruega. 91 min. Direção e roteiro: Jenni Kivistö, Jussi Rastas.