Nessa semana, entram no catálogo da plataforma Belas Artes à la Carte quatro filmes de cinematografias diversas: Paterson, dos EUA, O Movimento em Falso, da Alemanha, Sobre, Amigo, Amor e Vinhos (foto), da França, e o essencial O Encouraçado Potenkim, da Rússia.
Conheça mais sobre os filmes:
PATERSON (Paterson) EUA, 2017, cor, 120 min., drama, idioma: inglês (legendado), 14 anos. Direção: Jim Jarmusch. Elenco: Adam Driver, Golshifteh Farahani e Rizwan Manji.
Na cidade de Paterson, em Nova Jersey – EUA, Paterson, um pacato motorista de ônibus local, vira um personagem conhecido por se destacar em uma arte diferente da condução de veículos: o rapaz é também um poeta.
O MOVIMENTO EM FALSO (Falsche Bewegung) Alemanha, 1975, cor, 103 min., drama, idioma: alemão (legendado), 14 anos. Direção: Wim Wenders. Elenco: Rüdiger Vogler, Nastassja Kinski e Hanna Schygulla.
O escritor Wilhelm Meister sai em jornada com quatro companheiros: a pragmática Therese, a bissexual Mignon com o namorado, e Landau, o poeta falido. Eles aceitam a hospitalidade de um industrial, que sem saberem, é um ex-nazista bastante perturbado.
SOBRE AMOR, AMIGOS E VINHO (Barbecue) França, 2015, cor, 98 min., comédia, idioma: francês (legendado), 14 anos. Direção: Eric Lavaine. Elenco: Lambert Wilson, Franck Dubosc e Florence Foresti.
Antoine Chevalier sofre um ataque cardíaco no dia em que comemora com amigos seu aniversário de 50 anos. Ele se dá conta que passou boa parte dos últimos anos tomando cuidados com a saúde e a aparência e, decepcionado com o acontecido, decide adotar um novo estilo de vida.
O ENCOURAÇADO POTEMKIN (Bronenosets Potemkin) Rússia, 1925, p/b, drama, idioma: silencioso com entertítulos em russo (legendado em português), 14 anos. Direção: Sergei Eisenstein. Elenco: Aleksandr Antonov, Vladimir Barskiy e Grigoriy Aleksandrov.
Baseado em eventos históricos, o filme conta a história de uma rebelião no Navio de Guerra Potemkin. O que começou como um protesto, gerou uma rebelião depois que foram servidas carnes estragadas aos marujos no jantar. Eles, então, erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no navio até a sua terra natal, a cidade de Odessa.