A Escola no Cinema realiza o curso presencial “Conversas Sobre Cinema – Série 6 – Documentário), ministrado pelo professor Sérgio Rizzo.
Esse retorno aos encontros presenciais acontece na Sala 5 do Espaço Itaú Augusta – Anexo, aos sábados, de 6 a 27 de agosto de 2022, das 9h às 12h.
Sobre o curso
A série “Conversas sobre Cinema” tem o objetivo de apresentar ao espectador aspectos do cinema que podem enriquecer a experiência de assistir a filmes clássicos e também a produções contemporâneas. Os encontros são organizados para estimular os participantes a ativar seu repertório de acordo com mecanismos de análise e de interpretação relacionados à história e à estética do cinema, e que envolvem conhecimentos sobre a produção e a recepção de filmes.
A primeira série das “Conversas” abordou o estudo de sequências. Nas séries seguintes, os temas foram o estudo de gêneros cinematográficos, o estudo dos estilos cinematográficos, o trabalho de atrizes e atores, e o trabalho de roteiristas.
O tema da sexta série das “Conversas” será o estudo do documentário no cinema.
Como definir um documentário, que muitos chamam de “cinema do real”? Um passeio pela sua história ajuda a compreender os principais conceitos e abordagens estéticas desse “outro cinema” (na proposta de Guy Gauthier) que criou seus próprios gêneros. Ao longo da história, o documentário tem se fortalecido como um campo de experimentação da linguagem audiovisual, em diálogo constante com o cinema de ficção. A “revolução digital” e o boom da produção documental, a partir do final do século 20, levaram o termo “doc” a ser usado popularmente para se referir a uma imensa variedade de obras que procuram lançar um olhar para a realidade.
Esses e outros temas serão discutidos a partir de alguns filmes-chave na história do documentário.
Cronograma:
Aula 1 – 06 de agosto
Propostas de definição, desafios e encruzilhadas
Filme em destaque: “Nanook, o Esquimó” (1922), direção de Robert J. Flaherty
Aula 2 – 13 de agosto
Cinema e verdade, cinema e história, cinema e sociedade
Filme em destaque: “Primárias” (1960), direção de Robert Drew
Aula 3 – 20 de agosto
Imagens de arquivo, cinema sobre o cinema
Filme em destaque: “Onde a Terra Acaba” (2001), direção de Sérgio Machado
Aula 4 – 27 de agosto
O filme-ensaio, cinema em primeira pessoa
Filme em destaque: “As Praias de Agnès” (2008), direção de Agnès Varda
Sugestões bibliográficas
“O documentário, um outro cinema”, de Guy Gauthier (Papirus)
“Filmar o que não se vê: um modo de fazer documentários”, de Patricio Guzmán (Sesc)
“Introdução ao documentário”, de Bill Nichols (Papirus)
“A verdade de cada um”, organização de Amir Labaki (Cosac Naify)
Sobre o instrutor: Sérgio Rizzo
Jornalista, mestre e doutor em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em seus 41 anos de carreira, trabalhou em veículos impressos (Editora Abril, Folha de S. Paulo), emissoras de rádio (Band News), TV (canal Arte 1) e portais de internet (UOL, Yahoo!). Atualmente, é crítico do jornal “O Globo” e membro do comitê de seleção do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.
É também diretor associado da produtora Deusdará Filmes, especializada em documentários de impacto. Dirigiu e escreveu o documentário de curta-metragem “Passo” (2018) e o segmento brasileiro do longa-metragem colaborativo “A Living Tree, Means a Living Planet” (2019), foi roteirista do documentário “Descarte” (2021), e roteirista e co-diretor da terceira temporada da série de TV “Idade Mídia”, do canal Futura (2022).
Como professor, dá aulas no Centro Universitário Belas Artes e no Centro Universitário FAAP, na FIA (Fundação Instituto de Administração), em espaços culturais (como Casa do Saber, Espaço Itaú de Cinema e unidades do Sesc-SP) e no modelo “in company”, em escritórios de advocacia (Pinheiro Neto, Machado Meyer) e organizações privadas e públicas (Associação dos Promotores do Estado de São Paulo, Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho, Escola Superior do Ministério Público de SP). No exterior, fez palestras nos EUA (Harvard University), França (Sorbonne), Portugal (Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Coimbra, Festival Filmes do Homem) e participou da equipe de programação da Bergman Week (Suécia).
Autor dos livros “Cinema e Educação – 200 Filmes sobre a Escola e a Vida” (Editora Segmento), “Família e Educação – Quatro Olhares” (Editora Papirus) e “Vitória – Ayrton Senna” (Editora Melhoramentos), além de diversas participações em coletâneas — como “Cinema e Psicanálise” (Editora Versos), “Os Filmes que Sonhamos” (Lume) ,”Futebol, Comunicação e Cultura” (Unesp/Intercom), “Coleção Folha Clássicos do Cinema” (Editora Moderna/Folha de S. Paulo), “100 Melhores Filmes Brasileiros”, “Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais”, “Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais” e “Curta Brasileiro – 100 Filmes Essenciais” (os quatro pela Letramento/Abraccine/Canal Brasil), “Educação Corporativa no Cenário Pós-Pandemia” (Qualitymark) — e em catálogos de mostras e retrospectivas dedicadas a cineastas como Ingmar Bergman, Woody Allen, Stanley Kubrick, Quentin Tarantino, Luchino Visconti e irmãos Dardenne.
Informações:
Período: 06 a 27 de agosto de 2022
Sábados, das 9h às 12h
Carga horária: 12 horas em 04 encontros
Local: Sala 5 do Espaço Itaú Augusta – Anexo
Inscrições:
atendimento@escolanocinema.com.br
Investimento:R$320,00(à vista)
Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagto à vista: R$256,00
*sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista R$208,00.
Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.
**Aula avulsa: R$ 100,00
(foto: As Praias de Agnès, direção de Agnès Varda, 2008)