Crítica e realização: apontamentos, conexões | com Sérgio Rizzo

Na sexta-feira, dia 7 de junho, das 9h30 às 12h30, acontece a roda de conversa “Crítica e Realização: apontamentos, conexões”, com o jornalista e professor Sérgio Rizzo.

No encontro, Sérgio Rizzo convida o público para uma conversa em torno da sua experiência como crítico de cinema — atividade que desenvolve há mais de 40 anos, complementada pela pesquisa, pela docência e pela curadoria no campo do audiovisual — à luz da sua experiência mais recente na realização de documentários e séries de TV, como diretor, roteirista e produtor executivo. Na pauta, as transformações do audiovisual no século 21, seus impactos sobre a crítica, agora ancorada na cultura digital, e sobre a produção de ficção e de não-ficção.

O encontro inclui a exibição do ainda inédito documentário Doar, dirigido por Sérgio Rizzo.

Sobre Sérgio Rizzo

Mestre e doutor em Audiovisual pela ECA-USP, Sérgio Rizzo é crítico de cinema do jornal “O Globo”, com passagens pelas equipes de críticos dos jornais “Folha de S. Paulo” e “Valor Econômico”, das revistas “Set” e “Educação”, do UOL News e da rádio Band News, entre outros veículos. Integra o comité de seleção do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários e, como membro-fundador, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Dirigiu o curta-metragem Passo (2018) e o episódio brasileiro do longa colaborativo internacional A Living Tree Means a Living Planet (2019).

Na Deusdará Filmes, produtora especializada em documentários em que atua como diretor associado, dirigiu Doar (em pré-estreia, com lançamento previsto para o segundo semestre) e começou a rodar em maio De Repente 50, foi roteirista de Descarte (2021) e de Comida para Quem Precisa (lançamento previsto para 2024), ambos dirigidos por Leonardo Brant, e produtor executivo de Cibernéticas (2023), dirigido por Graziela Mantoanelli. É também codiretor (com Leonardo Brant) e roteirista da série Idade Mídia (em sua quarta temporada no canal Futura/Globoplay), e roteirista da série Casas Flutuantes com Amyr Klink, criada e dirigida por Vinicius Bopprê (canal Mais Viagem/Globoplay, com lançamento previsto para 2025).

Participa também, na Deusdará, do desenvolvimento de outros projetos relacionados à difusão do documentário, como a distribuidora DocStation e a plataforma de streaming DocStation Play.

___________________________________________

Serviço:

“Crítica e realização: apontamentos, conexões | com Sérgio Rizzo”

Data: 7 de junho de 2024, Sexta-feira, das 9h30 às 12h30

Local: Espaço Augusta de Cinema – Anexo

Rua Augusta, 1470 – Cerqueira Cézar – São Paulo – SP

Inscrições: [email protected]

www.escolanocinema.com.br

Valor: R$ 50,00 – vagas limitadas

(fonte: divulgação)

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo