Crô em Família (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Crô em Família

Avaliação:
5/10

5/10

Crítica | Ficha técnica

“Crô em Família” traz de volta aos cinemas o personagem Crô, que surgiu na novela “Fina Estampa” da Rede Globo e que ganhara um filme em 2013. Além de atrair o público que adora o mordomo afeminado que virou milionário, a nova comédia quer atrair novos espectadores. Principalmente os mais jovens, crianças inclusive, que nunca viram a novela ou o filme anterior.

A estória ajuda nessa missão, porque não exige nenhum prévio contato para entende-la. Além disso, o enredo explora a sensibilidade do protagonista, escancarada com a chegada da família que ele nunca havia conhecido. Crô precisa equilibrar a sua carência afetiva com a desconfiança de que os recém-chegados são golpistas tentando se passar por sua família.

O apelo popular é fortíssimo, com humor próximo do pastelão, descendente direto do programa “Zorra Total” da TV Globo. Há situações cheias de atrapalhadas que provocam risos pela confusão e ritmo acelerado, inclusive nos diálogos e nos bordões afetados de Crô. As piadas que envolvem o universo LGBT são tratadas com cuidado, para evitar ofensas à comunidade. Para isso, o roteiro emprega gírias desse grupo que dão autenticidade à trama.

Elenco e personagens

E, para assegurar a presença do público, o filme elenca atores que são ótimos comediantes. A começar por Marcelo Serrado no papel principal, cujo humor chega a beirar criações de Jerry Lewis, como quando chora em frente ao espelho. Além dele, o filme abre oportunidade para Jefferson Schroeder. Este comediante ficou famoso nas redes sociais do Porta dos Fundos ao imitar vozes de dublagem malfeita para seriados e filmes exibidos na televisão.

Em “Crô em Família”, Jefferson ganha espaço para sua imitação, além de personificar muito bem a amiga trans Geni. Já Fabiana Karla, que fez carreira no “Zorra Total”, foi uma escolha óbvia para viver a coadjuvante Jurema, dona de uma loja de cocadas. Adicionalmente, comediantes experientes reforçam o elenco, como Arlete Salles, Rosi Campos e Tonico Pereira.

Por outro lado, um ingrediente muito utilizado para aumentar as chances de sucesso de bilheteria é incluir participações especiais no filme. Aqui, estão vários personagens gays famosos na TV. Por exemplo, o Seu Peru, vivido por Marcos Caruso, e outros que público alvo do filme reconhece de imediato. Porém, soa apelativa demais a sequência longa com o show de Preta Gil e Pablo Vittar, apenas para poder divulgar a presença desses cantores como chamativo de público. De fato, esse momento não consegue fazer graça com Crô se embebedando e não serve para mover a estória para frente.

Pontos fracos

Da mesma forma, o filme perde tempo também na parte inicial, ao relatar o rompimento de Crô com o namorado e a disputa judicial pela guarda da cachorra do casal. Com isso, retarda o início da verdadeira estória, que é a chegada da família.

A tentativa de fazer humor visual. também. é outro ponto fraco do filme. Por exemplo, repete-se demais a piada de congelar a imagem e Crô falar para a câmera. Ademais, soa desnecessário mostrar na tela a piada que foi contada verbalmente, quando se vê na tela a Família Buscapé ou o Village People imaginados pelo protagonista. Afinal, mesmo sendo voltado para o público mais popular, essas gags são óbvias demais.

Além disso, a tentativa de fazer humor com os hábitos das classes mais pobres parece falso quando colocam a funkeira Jojo Todynho comendo macarrão sem modos. Ela coloca uma quantidade grande de espaguete enrolado no garfo na boca, quando seria mais genuíno ela comer o macarrão cortando-o com a faca.

Apesar desses senões, “Crô em Família” com certeza agradará seu público alvo e levará mais de um milhão de espectadores ao cinema. Afinal, a produção é caprichada, os atores são ótimos. Ainda mais, a direção da experiente Cininha de Paula é segura, e as referências humorísticas ressoarão com facilidade. Mas, se você não curte os programas humorísticos nacionais da TV aberta, passe longe.

 

___________________________________________

Ficha técnica:

Crô em Família (Crô em Família, 2018) Brasil Dir: Cininha de Paula. Rot: Aguinaldo Silva. Elenco: Marcelo Serrado, Arlete Salles, Tonico Pereira, Jefferson Schroeder, Rosi Campos, Marcos Caruso, Mel Maia, Pabllo Vittar, Monique Alfradique, Raphael Viana, Preta Gil, Joao Baldasserini, Mary Sheila, Júlio Braga, Fabiana Karla, Luis Miranda, Selma Lopes, Marcus Majella, João Bravo, Rodrigo Fagundes, Karina Marthin, Breno de Filippo, Pablo Sanábio.

Imagem Filmes

Trailer:

Assista a coletiva de imprensa com o elenco e a equipe de “Crô em Família”:

Assista online: Crô em Famíla

Onde assistir:
Crô Em Família (filme)
Crô Em Família (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo