Cúmplice das Sombras (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Cúmplice das Sombras

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Cúmplice das Sombras apresenta um dos mais perturbados vilões do film noir.

No início de sua carreira, o diretor americano Joseph Losey realizou alguns bons longas dentro do film noir. Dentre eles, Cúmplice das Sombras é o mais interessante. Principalmente, por causa do complexo personagem Webb Garwood, interpretado por Van Heflin.

Caught in a Webb

Afinal de contas, Webb Garwood é um frustrado policial que ambicionava uma vida melhor. Porém, jogou fora suas chances de ganhar uma bolsa na faculdade como atleta, porque agrediu o treinador. Desde então, seguiu a carreira policial, mas a contragosto e, pior ainda, desprezando sua profissão. E isso reflete em seu comportamento.

Quando ele atende um chamado policial, a oportunidade aparece para que seus instintos obscuros venham à tona. Logo de pronto, ele se sente atraído por Susan, uma atraente mulher que passa as noites sozinha em uma casa, porque o marido trabalha como locutor noturno em uma rádio. Em pouco tempo, ele consegue seduzí-la e um tórrido caso extraconjugal se inicia.

No entanto, Webb Garwood é mais complexo do que os costumeiros vilões do gênero. Diante da recusa de Susan de largar o marido, ele a repele, para desespero da agora apaixonada amante. Além de sentir prazer por vê-la sofrer, Webb ainda põe em marcha o plano diabólico e arriscado de assassinar o esposo.

Losey & Trumbo

Posteriormente, a estória ainda reserva mais reviravoltas, que levam o casal até as ruínas de Calico Ghost Town, na Califórnia, onde acontece o tráfico desfecho. Esse intrincado roteiro foi escrito por Dalton Trumbo, apesar de que ele já estava na lista negra anticomunista do senador Joseph McCarthy. Por isso, ele não foi creditado na época. Aliás, como Joseph Losey era contra essa perseguição política, ele ousadamente pediu a Trumbo que narrasse as locuções do marido radialista de Susan. Por fim, Losey acabou se exilando em Londres, onde continuou a dirigir filmes.

Com tudo isso, Cúmplice das Sombras impressiona pelo comportamento imprevisível do seu protagonista, essencialmente dúbio por ser policial e criminoso, mas com motivações bem mais profundas. Mesmo hoje, continua sendo um personagem difícil de se decifrar. Nesse sentido, a cena em que Webb Garwood se deita na sua cama com um sorriso de satisfação por ver sua amante sofrer é impactante.

___________________________________________

Ficha técnica:

Cúmplice das Sombras (The Prowler) 1951. EUA. 92 min. Direção: Joseph Losey. Roteiro: Hugo Butler, Dalton Trumbo. Elenco: Van Heflin, Evelyn Keyes, John Maxwell, Katherine Warren, Emerson Treacy, Madge Blake, Wheaton Chambers.

Cúmplice das Sombras (filme)
Cúmplice das Sombras (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo