Começa amanhã o curso “A Nouvelle Vague Francesa”, ministrada pelo Prof. Sérgio Alpendre, na Escola no Cinema do Espaço Itaú de Cinema em São Paulo.
As aulas serão às quartas e sextas feiras, das 19h30 às 23h, de 7 a 30 de junho de 2017.
O curso pretende apresentar e contextualizar os maiores momentos desse movimento essencial para entendermos a explosão do cinema moderno nos anos 1960.
De acordo com estudiosos, o período principal da Nouvelle Vague está compreendido entre 1959 e 1963, quando vemos os primeiros filmes que jovens cineastas realizaram a partir de diversas influências.
Estudaremos desde a influência do cinema americano nos cinéfilos franceses do pós-guerra, até os cineastas que surgiram depois, numa geração posterior, passando pelos jovens turcos (críticos da Cahiers du Cinéma), que se diziam hitchcocko/hawksianos e depois chegariam aos seus primeiros filmes (Godard, Truffaut, Chabrol, Rivette, Rohmer) e por outros cineastas das diversas tendências que compunham a Nouvelle Vague (Resnais, Varda, Rozier).
A influência da Nouvelle Vague dentro do cinema que se fez durante e após os anos 1960 é imensurável. Praticamente todos os cinemas novos do mundo beberam na fonte dos primeiros filmes de Truffaut e Godard, do cinema novo alemão à nouvelle vague japonesa, do cinema novo brasileiro à Nova Hollywood, entre muitos outros exemplos.
Por meio de trechos de filmes, leituras de textos e análises cinematográficas, o curso vai fornecer uma base importante para que se entenda como e por que o cinema moderno nunca mais foi o mesmo depois da Nouvelle Vague.
Programa
Aula 01: 07/06 (quarta-feira)
Os antecedentes: das páginas da Cahiers du Cinéma para as telas
– A revista criada por Bazin, Doniol-Valcroze e Lo Duca.
– Os jovens turcos, críticos que adoravam o cinema clássico americano.
– A política dos autores de Truffaut, Rohmer e Rivette e o ataque ao “cinéma de qualité”.
– Renoir, Bresson, Astruc, Melville: os pais da Nouvelle Vague.
– Mônica e o Desejo (Bergman) e outros filmes que influenciaram o movimento.
– Os primeiros curtas da Nouvelle Vague e o primeiro longa de Agnès Varda.
Aula 02: 09/06 (sexta-feira)
François Truffaut: da crítica à direção
– Os famosos textos iconoclastas de Truffaut.
– Os primeiros passos no cinema.
– A estreia em longas: Os Incompreendidos.
– Um dos filmes mais emblemáticos da Nouvelle Vague: Jules e Jim.
– O prosseguimento da carreira até a morte em 1983.
Aula 03: 14/06 (quarta-feira)
Jean-Luc Godard: o enfant-terrible do cinema francês
– O cinema de provocações e a pedagogia godardiana.
– Acossado como um marco do cinema moderno.
– A literatura transposta para o cinema: O Pequeno Soldado.
– O Desprezo: uma obra-prima da fase terminal da Nouvelle Vague.
Aula 04: 21/06 (quarta-feira)
Claude Chabrol e Eric Rohmer
– O livro clássico de ambos sobre Hitchcock.
– Nas Garras do Vício e Os Primos: o esplendor de Claude Chabrol.
– Chabrol: diretor prolífico.
– Eric Rohmer, das páginas da Cahiers à realização, ida e volta.
– Os contos morais de Rohmer.
Aula 05: 23/06 (sexta-feira)
O rigor e a experimentação de Jacques Rivette
– A defesa do cinema moderno na Cahiers du Cinéma.
– Jacques Rivette e o rigor estético.
– O experimentalismo e a teatralidade.
– A relação com o cinema americano.
Aula 06: 28/06 (quarta-feira)
Alain Resnais, Agnès Varda, Jacques Rozier e os outros
– Noite e Neblina: filme farol da Nouvelle Vague.
– Os curtas de Resnais.
– Hiroshima Mon Amour, O Ano Passado em Marienbad e Muriel.
– Agnès Varda e a margem esquerda da Nouvelle Vague.
– Cléo das 5 às 7 e As Duas Faces da Felicidade.
– Adieu Philippine, um clássico injustiçado de Jacques Rozier.
Aula 07: 30/06 (sexta-feira)
Rumos seguintes dos principais diretores da Nouvelle Vague
– Os filmes de Truffaut e Godard que marcaram a divisão de posturas e propostas.
– Grupo Dziga Vertov (Godard) e A Noite Americana (Truffaut) marcando a maior oposição entre os dois diretores.
– Os últimos filmes de Truffaut coincidem com a nova fase de Godard (1980-1983).
– Chabrol, Rohmer, Rivette, Resnais, Varda: anos depois.
– Pialat, Garrel, Doillon e outros diretores da geração seguinte.
Professor
Sérgio Alpendre é crítico de cinema, professor, pesquisador e jornalista. Escreve para a Folha de S.Paulo. Edita a Revista Interlúdio (www.revistainterludio.com.br) e mantém o blog de cinema sergioalpendre.com. Doutorando em cinema pela UAM – Universidade Anhembi-Morumbi. Ministra cursos de história do cinema e oficinas de crítica por todo o Brasil.
Informações
Período
De 07 a 30/06 de 2017
Quarta e sexta, das 19h30 às 23h (sala 1)
Carga horária
7 encontros – 24h30
Formas de pagamento
Até 02/06 – R$ 450,00 ou 2 cheques de R$240,00
A partir de 03/06 – R$ 490,00 ou 2 cheques de R$260,00
Aula avulsa – R$110,00
Local
Espaço Itaú de Cinema – Anexo Rua Augusta, 1470 – Cerqueira César – São Paulo
Vagas
30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Inscrições
https://www.escolanocinema.com.br/curso-a-nouvelle-vague-francesa
(11) 3266-5115, escola@cinespaco.com.br
Rua Antônio Carlos, 288 – 1º andar