Curso
Animação japonesa contemporânea: tradições e tradicionalismo
com Janete Oliveira e Jansen Raveira
Dias 23, 24, 25 e 26 de setembro
O curso tem como objetivo apresentar um cenário do passado e presente da animação japonesa tanto em aspectos diferenciais da sua técnica como dos contextos mitológicos e próprios do imaginário mágico japonês, linkando com os tempos atuais e suas intersecções com o ocidente globalizado.
Através da apresentação e análise de trechos selecionados das animação, bibliografia específica e leitura de contos e lendas, pretende-se construir um cenário que permita pensar a animação japonesa como uma forma de arte com características específicas, mas também com interligações e interrelações com o ocidente.
Programa
Aulas 1 e 2| 23 e 24 de setembro – sábado e domingo
– Introdução à estética japonesa: a cultura das quatro estações;
– Cultura imagética (ideograma, literatura e língua e animação);
– Mitologia e a influência na produção midiática japonesa (animação ou não);
– Primeiras animações: lendas e imaginário mágico nipônico;
– As inspirações e desenvolvimento no pós-guerra;
– As temáticas contemporâneos e suas perspectivas.
Aulas 3 e 4 | 25 e 26 de setembro – segunda e terça
– As origens da animação ;
– As primeiras experiências japonesas na animação ;
– Osamu Tesuka, o Deus criador ;
– O estabelecimento do Animê como gênero;
– O movimento de Ghibli;
– A luta da animação contemporânea contra os mitos fundadores;
– Um mundo de animação digital e um Japão tradicional;
– A superprodução contra a fuga de animadores;
– Panorama atual .
Sobre Janete Oliveira
Doutora pela PUC-RJ na área de Literatura, cultura e contemporaneidade na linha de pesquisa Desafios do contemporâneo: teorias e crítica, mestre em Comunicação e graduada em Língua Japonesa pela UERJ. Sua tese tem como título: Por entre mitos e fadas: diálogos metafóricos com a literatura midiática japonesa da obra de Hayao Miyazaki e sua linha pesquisa segue analisando a produção cinematográfica japonesa (animação ou não) sob a perspectiva do viés metafórico que dialoga com o imaginário ocidental.
Ministra diversos cursos sobre mitologia, animação e cinema japonês, especialmente na produção de Hayao Miyazaki, Takeshi Kitano, Satoshi Kon. É coordenadora do projeto de extensão da UERJ, ELONihon- estudos midiáticos que divulga e produz conteúdo acadêmico sobre a produção midiática japonesa.
Atualmente é professora assistente do setor de Japonês do Instituto de Letras da Uerj e ministra na PUC-Rio o curso de extensão Animação japonesa e literatura.
Sobre Jansen Raveira
Cineasta especializado em animação, efeitos e pós produção, Jansen Raveira é graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Ciências da Arte pela mesma instituição. Tem como principal objeto de estudo o Cinema de Animação, com um trabalho de pesquisa sobre a história e a construção de linguagem nesta cinematografia.
Foi curador da mostra MOK – O Universo de Miyazaki-Otomo-Kon, onde percorreu cidades brasileiras como Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Paulo entre 2011 e 2015.
Na sua carreira de cineasta de animação, foi animador e videografista em empresas como a Rede Globo, Conspiração Filmes, Labocine Digital e Copa Studio. Fez composição e efeitos especiais em longas metragens animados como “Turma da Mônica e Uma aventura no Tempo”, além de séries de TV como “Tromba Trem” e “Historietas Assombradas”. Seus trabalhos de direção incluem a série de TV “A Turma da Mônica” e o premiado curta metragem “Como Comer um Elefante”.
Informações
Período
23, 24, 25 e 26 de setembro
Sábado e domingo, das 16h às 19h
Segunda e terça, das 19h30 às 22h30
4 encontros
Formas de pagamento
Até 21/09 à vista R$ 600,00 ou 2 cheques de R$ 330,00
A partir 22/09 à vista R$ 700,00 ou 2 cheques de R$ 385,00
Aula avulsa – R$ 200,00
Local
Espaço Itaú de Cinema – Anexo Rua Augusta, 1470 – Cerqueira César – São Paulo
Vagas
30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Inscrições
(11) 3266-5115, escola@cinespaco.com.br
Rua Antônio Carlos, 288 – 1º andar
Público-alvo
Estudantes, pesquisadores das áreas de Letras, Educação, Comunicação/Cinema, Artes e/ou pessoas interessadas por animação japonesa.