Pesquisar
Close this search box.

CURSO: AS MÁSCARAS DE FELLINI

Curso As Máscaras de Fellini

CURSO: AS MÁSCARAS DE FELLINI

Instrutor: Cássio Starling Carlos
De 16/01 a 15/02/2020

O sonho, a magia, o circo, a memória, o grotesco e o carnavalesco são as faces mais cultuadas do cinema de Federico Fellini. O gênio do cinema italiano soube conjugar seu modo individualíssimo de representar a miséria e a comédia humanas com aspectos da cultura popular, construindo uma obra fascinante, cujas imagens encantam os sentidos e nos fazem pensar. O centenário do nascimento de Fellini, que será comemorado em janeiro, é oportunidade para revisitar sua obra, evidenciar suas coerências e desvelar aspectos encobertos pela simplificação do termo “felliniano”.


Programa

Aula 1 – 16 de janeiro (quinta-feira): Caricatura e espetáculo

A definição do universo de Fellini em seus trabalhos como desenhista, jornalista e roteirista. Mulheres e Luzes (1951) e
Abismo de um Sonho (1952). Poder da ilusão e crítica da manipulação. O modo narrativo fragmentado e suas relações com outros meios.
 
Aula 2 – 18 de janeiro (sábado): Neorrealismo e transfiguração do real
A estética italiana do pós-guerra como ponto de partida da primeira fase da obra. Como Fellini absorve e ultrapassa a matriz neorrealista? Crítica social e desilusão, comédia e melancolia: de Os Boas Vidas (1953) a Noites de Cabíria (1957). Exibição de Noites de Cabíria (1957)
Aula 3 – 23 de janeiro (quinta-feira): Giulietta Masina: musa e clown, atriz e personagem
A importância da protagonista da vida e da obra do diretor, fragilidade e resiliência. Melina, Gelsomina, Cabiria, Giulietta e Amelia: Masina como alter ego de Fellini. A noção de autor expandida.
 
Aula 4 – 01 de fevereiro (sábado):  A autoria hiperbólica
O apogeu modernista: A Doce Vida (1960) e Oito e Meio (1963).
Marcello Mastroianni, ator disfarçado de autor. O artista devorado pela obra: Exibição de Toby Dammit (1968)
 
Aula 5 – 06 de fevereiro (quinta-feira): A morte no centro do picadeiro
Finitude e história, o passado morto-vivo: Satyricon (1969), Os Palhaços (1970) e Roma (1972).
 
Aula 6 – 08 de fevereiro (sábado): Fellini e Nino Rota, gênios siameses
Amarcord, filme transatlântico. Exibição de Amarcord (1973)
Aula 7 – 13 de fevereiro (quinta-feira):  Fellini político
O fascismo que assombra o passado e o presente. Ensaio de Orquestra (1979). Olhares ferinos sobre o machismo e o
feminismo: Casanova (1976) e Cidade das Mulheres (1980).
 
Aula 8 – 15 de fevereiro (sábado):  O adeus de Fellini
E La Nave Va (1983), Ginger e Fred (1985), Entrevista (1987) e A Voz da Lua (1990), filmes crepusculares. . Exibição de Ginger e Fred (1985).
Aos sábados, os filmes serão exibidos na íntegra na sala 5.

Professor

Cássio Starling Carlos: É mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da Folha de S. Paulo e pesquisador da história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, todas publicadas pela Folha.

Informações

Período
De 16 de janeiro a 15 de fevereiro de 2020
Quintas– das 19h30 às 22h30 e sábados – das 10h30 às 13h30

Carga horária
 24 horas em 8 encontros
Formas de pagamento
R$ 600,00 ou 2 cheques de R$ 315,00
Até do dia 13/01: 20% de desconto para pagamento à vista (R$480,00)
Aula avulsa – R$110,00
A partir do terceiro curso com realização do Escola no Cinema, desconto de 25% para pagto à vista (R$ 450,00)
Local
Espaço Itaú de Cinema
Anexo Rua Augusta, 1470 – Cerqueira César – São Paulo
 
Vagas
30 pessoas (mínimo de 20 para a realização do curso)
 
Inscrições
(11) 3266-5115, atendimento@escolanocinema.com.br
Rua Antônio Carlos, 288 – 1º andar
Informações: https://www.escolanocinema.com.br/as-mascaras-de-fellini

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo