No mês do Dia Internacional das Mulheres, o MIS-SP promove o curso Feminismos e Cinema da América Latina, ministrado pela professora e pesquisadora de cinema Ana Daniela de Souza Gillone.
O curso acontece em seis aulas online, entre 15 e 31 de março de 2022. Os encontros acontecem às terças e quintas, das 19h às 21h, nos dias 15, 17, 22, 24, 29 e 31 de março.
Sobre o curso
O curso parte de uma revisão dos vínculos entre feminismos e cinema e de uma análise das representações das personagens mulheres na filmografia latino-americana de diferentes períodos, em uma perspectiva crítica às suas condições simbólicas de resistência ou de passividade. A discussão envolve estudos que permitem aprofundar as reflexões sobre os conceitos de cinema e de políticas que se definem na dimensão feminista das produções realizadas por autoras latino-americanas. As abordagens às questões do feminino e dos feminismos ampliam as discussões sobre a subjetividade das personagens mulheres no cinema e a condição social da mulher na produção cinematográfica latino-americana.
Os estudos sobre as relações entre as representações das mulheres latino-americanas e a política desse cinema de autoria feminina suscitam uma análise voltada às estratégias, estéticas e narrativas desenvolvidas por suas diretoras para a elaboração de seus conteúdos. Discutir essas representações através de diferentes leituras objetiva ampliar a reflexão crítica dos participantes sobre o cinema e suas relações como os feminismos da América Latina.
Programa
Aula 1 | Aula introdutória. O lugar político da mulher no cinema latino-americano. Feminino, feminismos e a história da mulher. Questões políticas das representações das personagens mulheres: estratégias, estéticas e narrativas. Da filmografia clássica ao cinema moderno.
Aula 2 | Cinema Argentino. As relações entre as questões políticas e sociais e as formas de representações das personagens mulheres no cinema contemporâneo. A filmografia relacionada será analisada dialogando abertamente com as questões políticas feministas na Argentina.
Aula 3 | Cinema Brasileiro. Visões conservadoras e revolucionárias sobre as mulheres no cinema brasileiro. Com uma seleção de filmes dos períodos clássico, moderno e contemporâneo, serão apresentadas as caracterizações das mulheres na trajetória do cinema brasileiro realizado por diretoras.
Aula 4 | Cinema Peruano. Reflexão e crítica sobre as mulheres no contexto histórico da produção do cinema peruano. De Nora de Izcue a Joanna Lombardi: ciclos e movimentos do cinema de autoria feminina no Peru. Personagens mulheres e o imaginário andino no cinema de Claudia Llosa.
Aula 5 | Cinema Cubano. Mulheres, Revolução cubana e subdesenvolvimento. Análise do filme De Cierta Manera de Sara Gomes.
Aula 6 | Cinema uruguaio e outras cinematografias latino-americanas. Mulheres no cinema uruguaio: trabalho, resistência e subversão. Outras cinematografias latino-americanas.
Sobre a instrutora
Ana Daniela de Souza Gillone é professora e pesquisadora de cinema, pós-doutorada pelo Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Coordenou cursos de extensão universitária promovidos pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL – Memorial da América Latina) e ministrou cursos de cinema na FESPSP, no Centro de Estudios Brasileños da Universidad de Salamanca e no Programa de Mestrado em Estudios Latino-americanos da Universidad de Salamanca, além de cursos livres no MIS e nas unidades do Sesc. É pesquisadora do grupo de estudos Cinema Latino-americano e vanguardas artísticas, vinculado à Unifesp e ao CNPq.
Serviço:
Curso: Feminismos e Cinema da América Latina
Instrutora: Ana Daniela de Souza Gillone
Data: de 15 a 31 de março de 2022
Horário: 19h às 21h (terças e quintas)
Valor: R$ 180,00
Formas de pagamento e outras informações no site do MIS-Museu da Imagem e do Som.
Foto: En la puta vida, 2001, Beatriz Flores Silva