O MIS – Museu da Imagem e do Som promove o curso online “Os psicopatas de Hitchcock: Os estranguladores de Londres e outros assassinos cinematográficos”, de 19 a 29 de julho. O instrutor é o jornalista, crítico, tradutor e pesquisador Carlos Primati.
Sobre o curso
No mês em que é comemorado o cinquentenário do filme “Frenesi”, considerado de maneira praticamente unânime como a última obra-prima de Alfred Hitchcock, o curso faz um panorama de sua peculiar galeria de assassinos psicopatas e maníacos homicidas nas telas, abordando em quatro aulas o processo criativo de um dos mais mórbidos e maliciosos cineastas do suspense policial, um autêntico artesão na irresistível arte de matar.
Hitchcock foi um mestre da narrativa policial e de suspense, e sua maneira de construir vilões carismáticos, sedutores e mortais foi de enorme influência em praticamente tudo que veio depois no cinema e na televisão, de Hannibal Lecter e Dexter Morgan a Patrick Bateman e Michael Myers. Os crimes passionais, com maridos matando esposas ou vice-versa, são temas de muitos de seus clássicos, como “Agonia de amor”, “Disque M para matar”, “Janela Indiscreta” e “Um Corpo Que Cai”, mas Hitchcock também criou fascinantes assassinos impulsivos (“Assassinato”, “Suspeita”, “A Tortura do Silêncio”) e desequilibrados morais e mentais (“O Estrangulador de Louras”, “A Sombra de uma Dúvida”, “Festim Diabólico”, “Pavor nos Bastidores”, “Pacto Sinistro”, “Psicose” e “Frenesi”).
Programa do curso
Aula 1 | Os primeiros psicopatas
– A inspiração nos crimes reais do assassino londrino Jack o Estripador
– A invenção do filme de suspense em “O Estrangulador de Louras”
– O primeiro caso de travestismo com o mistério “Assassinato”
Aula 2 | Estranguladores charmosos e mortais
– O caráter dúbio e intrigante do possível assassino de “Suspeita”
– O ódio puro no frio estrangulador de “A Sombra de uma Dúvida”
– A morte é apenas uma brincadeira de meninos em “Festim diabólico”
Aula 3 | A frieza nos crimes impulsivos
– Bruno e a fracassada troca de assassinatos em “Pacto Sinistro”
– A reviravolta final e a frieza do assassino de “Pavor nos Bastidores”
– O abuso da fé no patético homicida de “A Tortura do Silêncio”
Aula 4 | O assassinato como uma das belas artes
– O crime passional em “Janela Indiscreta” e “Um Corpo Que Cai”
– Norman Bates, o derradeiro psicopata cinematográfico em “Psicose”
– Uma (quase) despedida de Hitchcock com a brutal obra-prima “Frenesi”
Sobre o professor Carlos Primati
Carlos Primati é jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive a cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia “Única”, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock.
Serviço
Curso online “Os psicopatas de Hitchcock: Os estranguladores de Londres e outros assassinos cinematográficos”
Datas: de 19 a 29 de julho de 2022.
Horário: terças e sextas-feiras, das 19h às 21h.
Valor: R$ 120,00.
Veja outras condições de pagamento e informações adicionais no site do MIS (clique aqui).