O curso promove análises minuciosas de todos os filmes realizados por Alfred Hitchcock, com cenas selecionadas de cada produção para serem abordadas sob diferentes perspectivas, desde a gramática cinematográfica aplicada com perfeição pelo cineasta, até seus temas recorrentes, como a culpa, o medo, o castigo, as obsessões sexuais e os traumas de infância. O curso contará com material raro adicional editado e preparado especialmente para o evento, oferecendo uma visão ampla e inédita até mesmo para quem está mais familiarizado com a obra do Mestre do Suspense.

Sobre o professor

Marcelo Lyra é formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989, e passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando inicia-se como crítico de cinema. Foi subeditor do caderno de TV do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, revista Bizz e outras. Atualmente é crítico do jornal Valor Econômico, da revista Língua Portuguesa e do site Cinequanon.

É autor do livro Cinema como razão de viver. Cursou edição, roteiro, história da crítica e crítica do audiovisual na ECA-USP. Atua também como repórter de cinema, tendo acompanhado os sets de filmagem de mais de 30 filmes, de diretores como Ruy Guerra, Walter Carvalho, Tata Amaral, Ugo Giorgetti, e outros, especialmente Carlos Reichenbach, onde esteve no set por várias vezes, para escrever sua biografia.

Informações: (clique aqui) 

Data: 09nov a 07dez2017

quintas, das 19h às 22h

5 encontros

64 vagas

auditório LABMIS

R$100,00

 

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo – SP, Brasil

CEP 01449-000

11 2117 4777