CURSO ONLINE NO MIS SOBRE A FASE INICIAL DE HITCHCOCK

A Estalagem Maldita (filme)

Entre os vários cursos online do MIS – Museu da Imagem e do Som está “O cinema de Alfred Hitchcock I – Os primeiros passos do mestre: A fase inglesa (1925-1939)”, ministrado pelo jornalista, crítico e pesquisador Carlos Primati.

As aulas acontecerão online e ao vivo, na plataforma Zoom, entre 25 de agosto e 3 de setembro de 2020, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. O valor da inscrição é R$ 120.

Para se inscrever, acesse o site do MIS aqui.

Seguem os detalhes sobre o curso:

Alfred Hitchcock, cineasta inglês conhecido como o Mestre do Suspense, em meio século de carreira passou do cinema mudo ao sonoro, do preto e branco à fotografia em 3-D, do melodrama ao horror.

O curso abordará cronologicamente, em três módulos, a transição do cineasta em cada fase, seus temas recorrentes, suas invenções narrativas e sua indelével influência e inspiração para muitas gerações de realizadores.

Desde seu aprendizado na Alemanha, passando pelo inventivo cinema inglês, quando desenvolveu tanto o gênero do suspense policial quanto do filme de espionagem, até a consagração em Hollywood, quando teve todo o aparato de produção necessário para realizar alguns dos grandes clássicos do cinema.

Módulo 1 — Os primeiros passos do mestre: A fase inglesa (1925-1939)
Quase metade da produção cinematográfica de Hitchcock foi feita em seu período na Inglaterra: 23 dos 53 longas-metragens de sua carreira, sendo dez filmes mudos. Desde seus primeiros filmes de suspense até o ciclo de espionagem, o cineasta desenvolveu um estilo único e pessoal.

Aula 1 | Os anos de aprendizado: Hitchcock como diretor de arte, assistente de direção e roteirista

Aula 2 |  O cinema mudo: O Jardim dos Prazeres (1925) a Entre a Lei e o Coração (1929)

Aula 3 | Primeiros filmes sonoros: Chantagem e Confissão (1929) a Valsas de Viena (1934)

Aula 4 | Suspense e espionagem: O Homem Que Sabia Demais (1934) a A Estalagem Maldita (1939 – foto)

Sobre o professor: Carlos Primati é jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive na cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB, em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia Única, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock.

 

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