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Da Terra Nascem os Homens (1959)
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Da Terra Nascem os Homens

Avaliação:
9/10

9/10

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Crítica | Ficha técnica

Da Terra Nascem os Homens é um dos maiores faroestes clássicos de Hollywood. Em linha com seu título original, tudo nele é grandioso: diretor, elenco, locações, cenários, trilha sonora, bem como a sua duração.

William Wyler

William Wyler já era um dos diretores mais aclamados de Hollywood. Afinal, ganhara dois Oscars em sua categoria por Rosa de Esperança (1942) e Os Melhores Anos de Nossas Vidas (1946). Depois, sua carreira acumularia onze indicações e mais um Oscar especial Irving G. Thalberg em 1966. Além disso, incluiria a direção de filmes clássicos como A Princesa e o Plebeu (1953) e Ben-Hur (1959).

A Guerra Fria, no final dos anos 1950 ocupava as notícias diárias e Wyler produziu dois filmes pacifistas em seguida. São eles este faroeste e Sublime Tentação (1956), com Gary Cooper como chefe de uma família quaker em plena guerra civil americana. A posteriori, Wyler ainda colocaria nas telas o retrato de um serial killer em O Colecionador (1965).

O pacifista do leste

Em Da Terra Nascem os Homens, Gregory Peck vive o papel do pacifista e bem-educado James McKay. Ele vem do leste dos Estados Unidos, onde possui uma empresa de navegação marítima, para o selvagem oeste, onde sua noiva Patricia Terrill (Carroll Baker) vive com sua família. O pai dela, Major Henry Terrill (Charles Bickford) é o maior proprietário de terras local e rivaliza há anos com Rufus Hannassey (Burl Ives, em papel que lhe deu o Oscar de ator coadjuvante).

E ambos disputam as terras herdadas por Julie Maragon (Jean Simmons) por onde corre um rio que fornece água para as criações de gados das duas famílias. Porém, McKay sofre bullying tanto dos filhos de Rufus (principalmente do violento Buck, vivido por Chuck Connors) como do capataz do Major, o Steve Leech interpretado por Charlton Heston (futuro protagonista de Ben-Hur). Sem reagir às provocações, McKay ganha fama de almofadinha e covarde, passando a ser desprezado por Patricia e o pai dela.

Apresentações

Embalado por uma das mais belas trilhas sonoras do gênero, composta por Jerome Moross, os planos dos créditos iniciais acompanham uma carruagem se movimentando da direita para a esquerda nas paisagens desérticas americanas, a fim de caracterizar a jornada do protagonista James McKay do leste para o oeste do país. As apresentações dos personagens ao público ocorrem logo nas suas primeiras aparições. McKay desembarca da carruagem com uma elegante roupa que inclui gravata de laço e chapéu coco, e seu primeiro gesto é ajudar uma mulher a descer da diligência, completando seu perfil de burguês educado. O capataz Steve Leech chega para buscá-lo, revelando modos bem menos refinados e um evidente ciúme quando McKay encontra Patricia Terrill.

Patricia e McKay possuem uma forte atração sexual, estão sempre se beijando, mas a garota turrona e bruta não combina com a elegância de McKay. Por isso, ela se sente humilhada quando ele não reage às agressões dos irmãos Hennessy e precisa defende-lo. Por isso, quando a amiga de Patricia, Julie Maragon, surge na tela, o plano individualizado nela já entrega que essa ex-professora poderia ser o par ideal para McKay.

Entra o major

Mais relevante ainda é conhecer Major Henry Terrill porque Da Terra Nascem os Homens não embarca no desgastado maniqueísmo de bandidos contra mocinhos. Quando os irmãos Hannessey atacam McKay na parte inicial do filme parece que eles são os vilões e os Terrill os heróis. Mas não, logo descobrimos que o Major aproveita seu poder, por ser mais rico, para castigar a família rival. A primeira demonstração disso é a exagerada retaliação por humilharem McKay. O Major e seus homens invadem a propriedade indefesa de Rufus Hannessey, enxotam os seus cavalos e furam a caixa d’água. Depois, perseguem os filhos que estão na cidade e aplicam uma violenta surra.

Mas, tanto o Major quanto Rufus semeiam a violência por causa do ódio que sentem um pelo outro, um sentimento surgido no passado. Então, McKay intervém e propõe a única solução para a paz: os dois chefes dos clãs devem se enfrentar e resolver entre eles o conflito. Como paralelo com a época em que o filme foi produzido, seria o mesmo que propor que os Estados Unidos e a União Soviética se sentassem frente a frente para resolver suas diferenças, evitando uma guerra nuclear que envolveria vários países.

Machismo

Há outro aspecto social relevante no filme, o olhar crítico sobre a postura machista no Velho Oeste. As duas personagens femininas sofrem assédio sexual e nas duas cenas de molestação elas se defendem e conseguem se salvar, mas os planos continuam nelas e tornam bem escandalosas a revolta e a tristeza que sentem após serem atacadas. Tanto Patricia quanto Julie fogem das características mulheres delicadas que servem os seus companheiros. Patricia é masculinizada, ocupa o lugar do filho que o Major nunca teve e possui a atitude agressiva do pai. Julie é órfã desde a morte de seu pai e mora sozinha na cidade e cuida ainda da fazenda que herdou, que mantém inativa para que seja vendida.

Mas, apesar desses temas sérios o filme é pura diversão, inclusive possui muitos momentos cômicos, principalmente o filho trapalhão dos Hannessey e o personagem mexicano Ramón. A fotografia da paisagem árida do oeste americano é belamente capturada por Franz Planer, aproveitando as diversas locações usadas na produção. E o ritmo do filme se beneficia das várias cenas de ação espalhadas ao longo de suas quase três horas de duração – nem só tiroteios ou duelos armados, mas também McKay montando um cavalo bravo, a luta entre McKay e Leech, o ataque dos Hannessey e a resposta violenta do Major – assim como os muitos pontos de tensão emocional da dramaturgia.

Da Terra Nascem os Homens representa o faroeste inteligente, com personagens interessantes e uma importante mensagem pacifista.


Da Terra Nascem os Homens (1959)
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