Dançando no Silêncio (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Dançando no Silêncio

Avaliação:
-/10

-/10

Crítica | Ficha técnica

O longa Dançando no Silêncio chega aos cinemas em 4 de maio, com lançamento da Pandora Filmes.

Sobre o filme

A diretora e roteirista Mounia Meddour explica que a origem do filme está no seu desejo de explorar a sociedade argelina contemporânea. Aliás, tema constante em sua filmografia.

“Eu comecei no cinema fazendo documentário, por isso, eu gosto de tirar de dentro de mim memórias e experiências para transcrever em ficção no cinema. Após um acidente, com fratura dupla do tornozelo, vivi uma longa reabilitação que me imobilizou por um tempo. Eu queria contar sobre o isolamento, a solidão e deficiência. Mas, especialmente, a reconstrução”, diz a diretora.

Ao colocar como protagonista uma jovem que sonha em dançar, mas é imobilizada, a diretora pretende mostrar como no seu país a liberdade individual – especialmente das mulheres – é limitada. “A dança ainda é praticada em lugares privados, mas muito pouco ao ar livre. O corpo da mulher é um tabu. Uma mulher que dança é uma mulher que quer se expressar. Não é inofensivo em uma sociedade patriarcal e tradicional, com costumes e mecanismos de honra. Precisamos de uma mudança de mentalidade, mas o caminho ainda é longo.”

Na linguagem corporal das personagens, Meddour encontrou algo muito cinematográfico. Porém, filmar uma dança é algo bastante complexo. Assim, sua opção foi filmar as dançarinas de forma livre, dando a elas total liberdade de movimento.

“Gosto de filmar os meus personagens o mais próximo possível dos corpos, da pele, do movimento. Na encenação deste filme, questionei muito sobre como filmar a dança e que escolhas fazer. Quando você filma dança, você tem que aceitar perder alguma coisa. Para mim, era absolutamente necessário evitar a captura e privilegiar os corpos, os movimentos, uma expressão, um olhar. Muitas vezes, em filmes de dança, a coreografia é projetada para câmera ou recoreografada para encenação cinematográfica. A coreografia é, portanto, a matéria-prima, não o roteiro.”

Sinopse:

Uma jovem apaixonada por balé passa por um trauma, conhece outras mulheres que passaram por situações semelhantes e encontram uma forma criativa de perseguir sua paixão.

Ficha técnica:

Dançando no Silêncio | Houria | 2022 | Argélia | 104 min | Direção e roteiro: Mounia Meddour | Elenco: Lyna Khoudri, Rachida Brakni, Nadia Kaci, Hilda Amira Douaouda, Meriem Medjkane, Zahra Manel Doumandji, Sarah Hamdi, Sarah Guendouz, Amina Benghernaout, Camila Halima-Filali, Marwan Fares, Hassen Ferhani.

Distribuição: Pandora Filmes.

Trailer:

https://youtu.be/Xs42rtmVT_Q

Onde assistir:
Dançando no Silêncio (filme)
Dançando no Silêncio (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo