Pesquisar
Close this search box.

Documentário “De Olhos Abertos” estreia no streaming

De Olhos Abertos (filme)

O jornal Boca de Rua, em circulação há 21 anos, é o tema do longa-metragem “De Olhos Abertos”, de Charlotte Dafol. O documentário acompanha a luta cotidiana de pessoas em situação de rua na cidade de Porto Alegre, integrantes do jornal. A partir de 5 de maio (quinta-feira) de 2022, o filme ficará disponível nas plataformas de streaming (YouTube, Vimeo, Sulflix, Bombozilla, entre outras).

O jornal Boca de Rua é único no mundo, por ser totalmente produzido por jornalistas-jornaleiros que habitam espaços públicos da cidade. O longa apresenta entrevistas de colaboradores do informativo trimestral e aborda questões como injustiças, violência, drogas, saúde pública e preconceito nas ruas da Capital gaúcha.

Para marcar a data de lançamento, a diretora participa de uma live às 19h da véspera, dia 4 de maio (quarta-feira), no Instagram da produção (@deolhosabertosofilme), e conversa sobre a obra com a jornalista e pesquisadora Carol Zatt e integrantes do Boca de Rua. A disponibilização gratuita do filme no YouTube será na sequência, à meia-noite de quarta para quinta-feira.

Dirigido pela também fotógrafa, escritora e musicista Charlotte Dafol, “De Olhos Abertos” foi integralmente gravado em Porto Alegre e produz um retrato da capital dos gaúchos, com detalhes da paisagem do Centro Histórico e da Cidade Baixa, pela visão daqueles que habitam suas ruas e praças, e querem denunciar os problemas da cidade, pois também são cidadãos. “O filme acompanha de perto os integrantes do jornal, que são pessoas em situação de rua. Então, ele é um documentário-vivência sobre o cotidiano da rua no sul do Brasil”, resume a cineasta.

As captações foram feitas pela própria diretora, com a ajuda no set de Annekatrin Fahlke, assistente de direção, e de alguns voluntários. Por coincidência, as filmagens iniciadas em janeiro de 2019 terminaram exatamente em 5 de maio daquele ano. O longa participou de 25 festivais em dez países e recebeu dois prêmios: prêmio do júri popular do Festival de Cinema da Fronteira (Brasil) e melhor documentário do Festival Inffinito (EUA).

Já a pós-produção teve a intervenção de profissionais da área. A montagem é de Alfredo Barros, com desenho de som de Juan Quintáns e finalização de imagens Raoni Ceccim. Ponto forte da produção, a trilha musical conta com diversas colaborações e composições originais de Rafael Sarmento, Marcelo Cougo e Paulo Bettanzos. O trailer tem assinatura de Douglas Roehrs.

Saiba mais em www.deolhosabertos.com.

Foto: divulgação/crédito: Charlotte Dafol

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo