Pesquisar
Close this search box.
De Volta Para Casa (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

De Volta Para Casa

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Em De Volta Para Casa, um trauma que a memória reprimiu é finalmente revelado.

A morte do pai leva Alice McNellis de volta para a casa da família em Nápolis. Anos atrás, em 1967, o pai a enviara para os EUA, onde ela tem passado sua vida adulta. Agora, aos 40 anos, o antigo lar a ajuda a se lembrar do que aconteceu e o que motivou sua transferência.

Direção e elenco

A diretora Cristina Comencini realizou seu primeiro filme em 1988. Entre suas realizações mais conhecidas, estão os longas O Mais Belo Dia da Minha Vida (2012) e Algo de Novo (2016). Ela é filha do diretor Luigi Comencini, aquele que fez Marcelino, Pão e Vinho (1991), que conquistou muito sucesso aqui no Brasil. Na filmografia de Cristina Comencini, destacam-se os dramas femininos, tal qual este De Volta Para Casa.

No papel principal, está Giovanna Mezzogiorno, atriz conhecida por suas atuações em A Janela da Frente (2003) e O Amor nos Tempos do Cólera (2007), esta uma adaptação do livro de Gabriel García Márquez.

Giovanna Mezzogiorno interpreta Alice McNellis aos 40 anos, enquanto duas outras atrizes interpretam a mesma personagem aos 18 (Beatrice Grannò) e aos 10 anos (Clelia Rossi Marcelli). As três atrizes contracenam no filme, pois as “Giovannas” conversam entre si. Nos diálogos, elas se endereçam como se fossem outra pessoa e não como versões delas mesmas com idades diferentes. Assim, são as versões mais jovens que ajudam a Giovanna do presente a reconstituir os fragmentos que sua memória apagou.

O pai de Giovanna

Dessa forma, descobrimos que o pai de Giovanna era um militar muito conservador e rígido. Por isso, quando Giovanna tinha apenas dez anos, ele proibiu o amigo Mark, da mesma idade, a brincar com sua filha. Depois, ficou extremamente irritado quando a menina cresceu e se tornou uma moça considerada rebelde. Ela fugia de casa à noite para dançar e flertar com vários rapazes nas festas. Porém, apesar desse comportamento liberal, ela ainda era virgem.

A primeira metade do filme se concentra nessa viagem exploratória pelo passado. A princípio, o tom é nostálgico, e parece indicar uma volta a um tempo em que Giovanna era feliz. Então, quando a personagem destrava um segredo que inconscientemente a atormentava, o tom da estória muda. Com isso, um drama movido pela saudade de um tempo passado se transforma em um suspense empolgante.

Para muitos espectadores, a primeira parte pode soar contemplativa demais. Principalmente quando mostra o cotidiano da jovem Giovanna sendo observado pela sua versão adulta. A impressão é de um testemunho nostálgico. Somente após a revelação, é que descobrimos que se trata de uma observação investigativa.

A direção de Cristina Comencini aproveita a bela paisagem de Nápolis para ilustrar o tom aparentemente nostálgico das lembranças da protagonista. Por outro lado, as ruínas antigas, as cavernas e a arquitetura da casa revelam o quebra-cabeças misterioso escondido na mente dela. Em especial, o corredor da casa com várias portas identifica as diversas camadas que Giovanna precisa descascar para chegar à verdade. Aliás, é esse cenário que está no plano final de De Volta Para Casa.

Spoilers adiante

De fato, o filme melhora bastante quando a protagonista descobre a verdade sobre o trauma que a atormenta. O fato é chocante, um estupro, e isso sua mente escondeu dela mesmo como proteção. Esse fenômeno, descobre-se, aconteceu porque seu pai decidiu tirá-la de Nápoles para preservá-la. Se a atitude dele foi correta ou não, o filme não julga. Porém, o abraço que Giovanna imagina dar no pai, na conclusão da estória, revela que ela, finalmente, compreende sua decisão. Assim, faz as pazes com ele, e com seu passado.

___________________________________________

Ficha técnica:

De Volta Para Casa (Tornare) 2019. Itália. 107 min. Direção: Cristina Comencini. Roteiro: Giulia Calenda, Cristina Comencini. Elenco: Giovanna Mezzogiorno, Vincenzo Amato, Beatrice Grannò, Clelia Rossi Marcelli, Marco Valerio Montesano, Trevor White, Antonio Acampora, Astrid Meloni, Barbara Ronchi.

Onde assistir:

Ficou interessado? Então, aproveite para assistir ao filme De Volta Para Casa entre os dias 4 e 10 de junho de 2021, na plataforma Belas Artes à la Carte. A exibição faz parte do Cine Clube Italiano, uma parceria da plataforma com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

Onde assistir:
De Volta Para Casa (filme)
De Volta Para Casa (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo