Pesquisar
Close this search box.

Debates | 11ª edição da Semana de Cinema e Mercado AIC

11ª edição da Semana de Cinema e Mercado AIC

A Academia Internacional de Cinema (AIC) realiza a 11ª edição da Semana de Cinema e Mercado AIC, reunindo debates sobre Trabalho, Festivais, Streaming e Inclusão dentro da indústria audiovisual. O evento acontece entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.

O encontro pretende abordar as principais pautas levantadas na greve dos roteiristas e atores de Hollywood. Mas, evidenciando o contexto brasileiro, com destaque para a inclusão e representatividade nos sets de filmagem. Também se discutirá a remuneração sobre direitos autorais, efeitos do streaming, conjuntura pós Covid, inteligência artificial e panorama dos festivais de cinema no mundo.

A 11ª edição da Semana de Cinema e Mercado AIC acontece na sede da Academia Internacional de Cinema (AIC), em Higienópolis, das 19h às 21h. Quem quiser participar, pode se inscrever gratuitamente no site da AIC.

Dentre os presentes, estarão o ex-diretor da Ancine, Eduardo Valente, a diretora de fotografia do coletivo Quilombarte, Júlia Barbosa, o sócio da Gullane Filmes, Fabiano Gullane, a presidente do Sindcine, Sônia Santana e Fábio Cesnik, advogado que é referência na indústria.

Sônia Santana é uma das defensoras de que a greve em Hollywood tenha adesão mundial. A paralisação começou após o sindicato de roteiristas do país exigir melhores remunerações e proteção jurídica aos profissionais que trabalham junto aos streamings. O Brasil, por sua vez, é a segunda nação que mais consome serviços destas plataformas, de acordo com o relatório Streaming Global do Finder de 2021.

No encontro com outros representantes do audiovisual, a presidente do Sindcine deve tratar sobre os direitos atuais que protegem os artistas brasileiros neste cenário. Ela acompanha diariamente questões trabalhistas dos profissionais que atuam na produção de séries, filmes e documentários. Além disso, é consultada em questões políticas e econômicas relativas ao setor.

Impactos no Brasil

Já o produtor Fabiano Gullane defende a participação do setor público na mediação entre empresas e artistas. “Pelo menos 85% de todo dinheiro que circula no mercado audiovisual no mundo é destinado a produções de língua inglesa. Somente 15% para os outros países da América Latina, Europa, Ásia e África. Sem uma política pública clara e forte que defenda o interesse e o produto nacional, é muito difícil a gente vencer e conquistar um espaço neste mercado tão disputado e marcado pela conquista que os americanos tiveram na área”, argumenta.

Para Flávia Rocha, diretora de comunicação da AIC, os governos têm o desafio de movimentar-se com rapidez para implementar regulamentações que respondam ao momento atual. Afinal, as legislações de até mesmo dez anos atrás já não se aplicam à realidade de hoje. “A greve em Hollywood chamou a atenção para a urgência de se definir novas diretrizes para o mercado nacional. Tem um efeito de conscientização, colocando pressão para que o assunto entre com força na pauta do governo americano. E com efeito também em outros mercados globais”, diz ela. “Temos muito a discutir no Brasil”.

___________________________________________

Programação
Dia 31/07: Mesa sobre Direitos e Relações de Trabalho no Audiovisual

Sônia Santana: Coordenadora de produção audiovisual e presidente do Sindcine, Sindicato dos Técnicos do Cinema e Audiovisual.  É hoje uma das lideranças mais importantes do País no audiovisual.

Jandilson Vieira: Formado em Artes Cênicas, explora diferentes aspectos da dramaturgia e do teatro. Além disso, é diretor financeiro na Sated SP – Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo.

Rita Teles: Atriz, produtora cultural de artes negras de afro-brasileiros e africanos em diáspora, arte educadora, artvista, articuladora de micropolíticas e vice-presidenta do Sated SP.

Gabrielle Araújo: Atriz, comunicadora, produtora cultural e curadora artística. Também ocupou a Coordenadoria de Programação e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

___________________________________________

Dia 01/08: Panorama dos Festivais Nacionais e Internacionais

Eduardo Valente: Desde 2016 é membro da equipe de programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional Curitiba. É delegado para o Brasil do Festival de Berlim. Como cineasta, ganhou o Primeiro Prêmio da Cinefondation do Festival de Cannes em 2002. Além disso, realizou outros dois curtas e um longa metragem, todos também exibidos no Festival de Cannes, entre outros festivais pelo mundo. Dirigiu o setor internacional da Ancine (Agência Nacional de Cinema) e trabalhou como programador em inúmeros festivais de cinema no Brasil.

___________________________________________

Dia 02/08: Mesa sobre Produções Brasileiras nas Plataformas de Streamming

Fábio Cesnik: Ex-presidente da Comissão de Mídia e Entretenimento do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). É ex-presidente da Comissão de Direitos Autorais, Imateriais e Entretenimento, da OABRJ. Desde 2010, é listado como principal referência na área de Mídia & Entretenimento pelo guia Chambers.

Fabiano Gullane: Sócio-Diretor da Gullane Filmes. Possui mais de 25 anos de experiência de criação, produção e comercialização das produções para TV e cinema que realiza. No mercado internacional é reconhecido como um dos principais articuladores da nova onda do audiovisual brasileiro pelo mundo. Responsável direto pela difusão e exportação de dezenas de produções brasileiras para os mais diversos países.

___________________________________________

Dia 03/08: Mesa Caminhos para Inclusão no Audiovisual

Andrey Haag: Fotógrafo, diretor, produtor audiovisual autodidata e articulador social periférico desde 2016. Direciona seu trabalho a realização de conteúdos audiovisuais em diálogo com a quebrada, buscando superar uma representação comum pautada por estereótipos de imagens e narrativas.

Luma Reis: Articuladora de inserção e educação continuada no Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. Sócia da empresa OJÔ – Arte, Cultura & Educação.

Julia Barbosa Fonseca: Técnica em produção multimídia e marketing pela Etec, também técnica em cinema pelo INC. Trabalha com marketing e sustentabilidade em uma construtech em São Paulo. Dentro do Quilombarte atua como Diretora de Fotografia.

___________________________________________

SERVIÇO:

11ª edição da Semana de Cinema e Mercado AIC

Dias: 31/07 a 03/08/2023.
19h00 apresentações (musicais) Talentos AIC – com pipoca.
19h30 início das palestras (término previsto 21h).

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142. Higienópolis – São Paulo.

Inscrições no site da AIC.

(informações: divulgação / foto: site da AIC)

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo