A série animada norte-americana “Dora, a Aventureira” criada por Chris Gifford, Valerie Walsh Valdes e Eric Weiner em 2000 chegará aos cinemas em agosto de 2019 (EUA) em versão live action. Ou seja, filmada com atores reais e não em desenho. Além da Nickleodeon, que é a produtora original, Paramount Players e Walden Media são as empresas por trás desse projeto.
A atriz escolhida para interpretar a protagonista é Isabela Moner, de 17 anos. Ela é a dubladora de Kate, amiga de Dora, na série “Dora e Seus Amigos na Cidade”, que mostra a personagem já adolescente. Ademais, Isabela Moner pode ser vista nos filmes “Transformers: O Último Cavaleiro” (2017) e “Sicário: Dia do Soldado” (2018), entre outros títulos. Além dela, o elenco inclui Eva Longoria (“Desperate Housewives”), como a mãe de Dora, Eugenio Derbez, Micke Moreno (como Diego), Nicholas Coombe, Madeleine Madden, Adriana Barraza e Temuera Morrison.
A direção do filme está nas mãos de James Bobin. Ele é responsável por “Os Muppets” (2011), “Muppets 2: Procurados e Amados” (2014) e “Alice Através do Espelho” (2016).
Quem é Dora
Nos desenhos, Dora é uma menina latina que vive aventuras na floresta com seu amigo macaco Botas, desvendando mistérios a partir de pistas. Como característica, sempre traz um viés educativo, inclusive para ensinar o idioma espanhol. No longa-metragem que está em produção, Dora enfrenta o desafio de ingressar no ginásio, mas aventura mesmo será numa civilização inca perdida.
O fato de o filme mostrar Dora entrando na “high school” – cuja faixa etária nos EUA vai de 14 a 18 anos – preocupa os fãs. Afinal, a série de desenhos que teve sucesso de 2000 a 2017 cobria a infância de Dora, e a versão adolescente foi um fracasso. Enfim, pela imagem que temos de Dora no filme, e a idade da atriz que a interpreta, novamente se apostará na sua versão adolescente.