Pesquisar
Close this search box.
Apanhador de Pesadelos (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Apanhador de Pesadelos

Avaliação:
5/10

5/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Apanhador de Pesadelos provoca suspense e terror em cima do amuleto indígena conhecido como filtro dos sonhos. No filme, uma variante dele, “dreamkatcher”, realiza um efeito negativo. Ou seja, ao invés de espantar, ele mantém os maus espíritos.

A psicóloga infantil Gail vai com o namorado Luke e o filho dele, Josh, para a casa de campo que ele não visita há dois anos, quando sua esposa morreu no local. Josh deixa evidente que não aceita Gail no lugar de sua mãe. A situação se torna ainda mais incômoda quando Luke precisa retornar às pressas para um compromisso no seu trabalho e deixa os dois sozinhos na casa isolada, por vários dias.

Josh tem pesadelos constantes com sua mãe. Para acabar com eles, ele rouba um filtro dos sonhos escondido na casa vizinha. A partir daí, um espírito do mal tentará possuí-lo para que ele mate Gail.

Para dentro da floresta

No prólogo, o espectador já viu um garoto assassinando a mãe de Josh com um machado. Portanto, ele já sabe que a tragédia poderá se repetir. A fim de instalar o suspense, os créditos iniciais imitam os de O Iluminado (1980), mostrando do alto os três protagonistas viajando de carro em uma estrada rodeada por uma densa floresta.

O clima de suspense, com isso, está criado. As aparições da mãe de Josh em seus sonhos se tornam cada vez mais assustadores, mas o filme segura o terror, dosando as imagens com potencial de apavorar. É uma boa escolha do diretor Kerry Harris, que estreia em longa-metragens com Apanhador de Pesadelos, ao deixar a imaginação do espectador criar suas próprias imagens horripilantes.

Confortavelmente assustador

Porém, o clima assustador se mantém num nível confortável demais para o espectador. Até mesmo a conclusão, que deveria ter um clímax forte, parece comedido demais. O filme até poupa um dos protagonistas, salvando-o de uma morte iminente. E ainda possui uma cena pós-créditos totalmente previsível.

Outro ponto que incomoda na estória é a atitude do pai ao abandonar por dias o filho e a namorada, que não se dão bem, isolados no meio da mata. Sem um carro e com quase nenhum sinal de celular, Gail e Josh não conseguem sair do local, nem mesmo para comprar mais mantimentos, que estão escassos. Esse comportamento do pai nunca é justificado no filme, pois ele parece amar muito os dois.

No elenco, estão Radha Mitchell, atriz australiana com carreira extensa em filmes de pequeno e médio orçamento, e Henry Thomas, o garoto que fez E.T.: O Extraterrestre em 1982.

Apanhador de Pesadelos é um filme de terror sobrenatural apenas razoável, que não tem coragem de ser mais assustador.


Onde assistir:
Apanhador de Pesadelos (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo