Duas Paixões em Luta é um drama B realizado com cenários e elenco reduzido, e um roteiro que começa interessante mas depois perde o rumo.
Jane é uma dona de casa sem filhos que tem planos de começar uma nova vida com o amante, Dennis. Quando o caso deles é descoberto por um investigador particular, Jane acredita que chegou o momento de os amantes assumirem o relacionamento e viverem juntos. Porém, Dennis lhe diz que não quer desapontar as suas duas filhas e não a verá mais. Quando Dennis tenta evitar que Jane se mate, acaba esfaqueado sem querer por ela. Jane esconde o corpo na lavanderia, mas logo chega o cunhado Bill, com más intenções.
Esse início interessante consegue construir um clima de suspense porque o espectador toma o partido de Jane e torce para que o corpo não seja descoberto. De fato, essa empatia se torna quase automática diante da figura desprezível do cunhado, que a odeia porque ele sente ciúmes do irmão. Para Bill, com a chegada de Jane, seu irmão deixou de conviver com ele. O cunhado, além disso, se sente atraído por Jane, e até a beija à força.
Conclusão decepcionante
O filme se sustenta até a parte final, quando opta por uma conclusão desapontadora, e que esvazia a tensão provocada pelo homem morto escondido na casa onde a trama acontece. O roteiro falha também ao não se aprofundar no ciúme de Bill pelo irmão, que poderia render uma forte dose de drama.
Duas Paixões em Luta sofre também por ser mal dirigido por Irving Pichel, que trabalhava mais como ator do que como diretor. É ele quem faz a narração no início do filme, enquanto a câmera faz uma panorâmica cheia de solavancos pela paisagem de Los Angeles. Ficam evidentes, ainda, vários erros de continuidade nos cortes, resultado de uma edição sem capricho.
Em um filme que se aproxima muito do teatro filmado, o trabalho dos atores é essencial. Nesse sentido, a atuação de Laraine Day no papel principal salva o filme. A atriz é conhecida por seu trabalho como protagonista em Correspondente Estrangeiro (1940), de Alfred Hitchcock. Além dela, Dane Clark, como o cunhado irritante, também está bem convincente. Porém, fazem uma interpretação abaixo da média os demais protagonistas Franchot Tone (como o amante), Agnes Moorehead (a esposa traída) e Bruce Bennet (como o marido de Jane).
Enfim, mesmo que você goste de filmes antigos, escolha outro filme dessa década de 1940, que produziu películas muito melhores que Duas Paixões em Fúria.
Ficha técnica:
Duas Paixões em Luta (Without Honor, 1949) EUA. 69 min. Dir: Irving Pichel. Rot: James Poe. Elenco: Laraine Day, Dane Clark, Franchot Tone, Agnes Moorehead, Bruce Bennet.