Acontece hoje (19/11) a abertura do 14º Festival do Cinema Italiano, evento organizado pela Câmera ĺtalo-Brasileira de Comércio Indústria e Agricultura (ITALCAM) para promover o cinema italiano contemporâneo.
Na sessão de abertura será exibido O Traidor (Il Traditore), filme inédito no Brasil que foi indicado pela Itália para concorrer ao Oscar. Marco Bellocchio dirige esse longa-metragem que concorreu à Palma de Ouro, no Festival de Cannes. A projeção acontece no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, durante a Festa de Abertura do 14º Festival de Cinema Italiano e terá presenças de nomes do elenco, como a atriz Maria Fernanda Cândido, além do Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, do Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, dentre outros.
O Traidor é uma coprodução entre Itália, Brasil, Alemanha e França, e conta a história real do mafioso italiano Tommaso Buscetta (1928 -2000), o primeiro do topo da organização criminosa siciliana Cosa Nostra a delatar seus comparsas à justiça. Ambientado parcialmente no Rio de Janeiro das décadas de 1970 e 1980, o filme traz Pierfrancesco Favino no papel de Buscetta, Maria Fernanda Cândido como a esposa brasileira do mafioso e Fausto Alesi como o intérprete do juiz Giovanni Falcone.
“Abrir a 14ª edição do Festival de Cinema Italiano com o filme O Traidor é proporcionar ao público do evento a oportunidade de assistir em primeira mão um dos filmes mais esperados para lançamento no Brasil”, revela a diretora artística do festival, Erica Bernardini. “A parceria entre nosso Festival e a Gullane Entretenimento, uma das mais importantes produtoras independentes do país, representa a credibilidade de nosso evento e confirma que estamos no caminho certo quanto à seleção do melhor da cinematografia italiana”, completa Erica.
Programação
O 14º Festival de Cinema Italiano inclui ainda outros 13 longas recentes e inéditos em sua Sessão Contemporânea, exibidos entre 21 e 27 de novembro. Esses títulos disputam entre si o Prêmio de Melhor Filme do evento escolhidos pela crítica e público.
Adicionalmente, o festival apresenta também a Sessão Retrospectiva, homenageando o próprio Marco Bellocchio, um diretor italiano várias vezes premiado. Em 1967, Bellocchio venceu o Leão de Prata no Festival Internacional de Cinema de Veneza por dirigir o filme A China Está Próxima (La Cina è vicina). Em 1991, ele ganhou o Urso de Prata, o grande prêmio do júri no Festival Internacional de Cinema de Berlim, pelo filme A Sentença (La Condanna).
Além disso, a mostra exibe quatro filmes de Bellocchio: A Bela que Dorme (Bella Adormentata), Bom Dia, Noite (Buongiorno, Notte), Sangue do meu Sangue (Sangue del mio Sangue), De Punhos Cerrados (I Pugni in Tasca) e Vencer (Vincere).
Confira mais informações sobre o 14º Festival do Cinema Italiano em http://www.festivalcinemaitaliano.com/