Além da exibição de documentários selecionados, o 27º É Tudo Verdade promove atividades online e gratuitas. O festival acontece entre 31 de março e 10 de abril de 2022, de forma totalmente gratuita e híbrida, com sessões online e presenciais, e os eventos paralelos acontecerão todos em plataformas da internet.
19ª Conferência Intencional do Documentário.
Uma parceria entre o É Tudo Verdade e o Itaú Cultural, a 19a Conferência Internacional do Documentário acontece entre os dias 06 e 07 de abril no Itaú Cultural Play e no site do É Tudo Verdade. O tema desta edição é “O Patrimônio do Cinema Documental”. Assim, os quatro debates serão sobre “É Tudo Verdade – Baseado Num Filme Inacabado de Orson Welles” /It’s All True – Based on an Unfinished Film by Orson Welles”; os 40 anos das gravações por Eduardo Escorel de “Chico Antônio, O Herói Com Caráter”, com o cantador de coco descoberto por Mário de Andrade; e a reconstrução de um documentário considerado perdido do mestre soviético Dziga Vertov, “História da Guerra Civil” (1921). Esses filmes fazem parte da programação do Festival.
Debates e seminários
Além da conferência, o É Tudo Verdade promove debates com os realizadores nacionais dos longas e curtas-metragens em competição. As conversas dos longas acontecem no canal do festival no Youtube, às 15h, no dia da segunda exibição do filme no É Tudo Verdade Play. Da mesma forma, os debates de curtas também acontecem no canal no Youtube, com dias e horários conforme descritos abaixo.
Nos dias 8 e 9 de abril, numa parceria entre o É Tudo Verdade e o Sesc 24 de Maio, fica disponível, em versão pré-gravada no canal do Youtube do Sesc 24 de Maio, o seminário “A Prática Documental”. A atividade apresenta renomados profissionais da área discorrendo sobre seus trabalhos. Assim, a diretora e produtora Tila Chitunda aborda o roteiro; Carlos Ebert fala sobre a fotografia; Geraldo Ribeiro, técnico de som direto, trata do som no documentário; e, por fim, a premiada montadora Idê Lacreta discute a montagem em produções não-ficcionais
Além disso, os dois homenageados desta edição do É Tudo Verdade, Ana Carolina e Ugo Giorgetti, também participam de atividades on-line nas quais falam sobre seus trabalhos documentais. A cineasta participa de uma conversa com Paulo Rufino com mediação do jornalista Orlando Margarido, no canal no Youtube do É Tudo Verdade. Já Giorgetti dará uma masterclass, no canal da Spcine no Youtube, com a participação de Cláudio Willer e José de Souza Martins, com mediação da jornalista Rosane Pavan.
Todos os eventos são gratuitos e não necessitam de inscrição prévia.
Abaixo a programação completa dos eventos paralelos da 27ª edição do É Tudo Verdade
19ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO
www.itauculturalplay.com.br e www.etudoverdade.com.br
06/04/2022 – 11h às 12h30 – 40 anos de Chico Antônio
com Carlos Augusto Calil e Eduardo Escorel e mediação de Amir Labaki
No centenário da Semana de 22, Eduardo Escorel, realizador de Chico Antônio, o herói com caráter, lembra seu encontro com o personagem-título, um cantador de coco descoberto por Mário de Andrade nos anos 1920.
Vídeo em português e com interpretação em Libras.
06/04/2022 – 15h às 16h – A Guerra Civil por Vertov
com Nikolai Izvolov e mediação de Luis Felipe Labaki
Durante a entrevista, Nikolai Izvolov fala a Luis Felipe Labaki da reconstituição do filme de Dziga Vertov (1896-1954) sobre a guerra civil russa, que captura um período crucial do século XX e mostra figuras históricas, como Leon Trotsky, em ação.
Vídeo em inglês com legendas em português e interpretação em Libras.
07/04/2022 – 11h às 12h – 80 anos de “It’s All True”
com Myron Meisel e mediação de Amir Labaki
O crítico e produtor norte-americano Myron Meisel concede uma entrevista a Amir Labak, diretor do festival, sobre o documentário “It’s All True”, que codirigiu com Bill Krohn em 1993, a partir do material filmado por Orson Welles no Brasil nos anos 1940.
Vídeo em inglês com legendas em português e interpretação em Libras.
07/04/2022 – 15h às 16h10
80 anos de “It’s All True” – novas abordagens brasileiras
com Laura Godoy e Josafá Veloso
Dois jovens pesquisadores brasileiros que elegeram a passagem de Orson Welles pelo Brasil como tema de trabalho analisam as repercussões do episódio à luz do aniversário de 80 anos da produção de “It’s All True”.
Vídeo em português com interpretação em Libras.
DEBATES COM REALIZADORES
https://www.youtube.com/c/festivaletudoverdade
Longas:
03/04 – 15h – “Sinfonia de um Homem Comum”, de José Joffily
04/04 – 15h – “Quando Falta o Ar”, de Anna Petta e Helena Petta
05/04 – 15h – “Pele”, de Marcos Pimentel
06/04 – 15h – “Adeus Capitão”, de Vincent Carelli e Tita
07/04 – 15h – “Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto”, de Pedro Rossi
08/04 – 15h – “Belchior – Apenas um Coração Selvagem”, de Camilo Cavalcanti e Natália Dias
09/04 – 15h – “Eneida”, de Heloísa Passos
Curtas:
03/04 – 16h – Debate com os diretores: Rodrigo Ribeiro, Carlos Adriano, Safira Moreira
04/04 – 16h – Debate com os diretores: Fernanda Pessoa, Cesar Gananian e Cassiana Der Haroutiounian, Leonardo Mouramateus
05/04 – 16h – Debate com os diretores: Esther Vital, Ana Galizia, Gregory Baltz
SEMINÁRIOS
08/04
11h Roteiro com Tila Chitunda
15h Fotografia com Carlos Ebert
09/04
11h Som com Geraldo Ribeiro
15h Edição com Idê Lacreta
CONVERSAS COM OS HOMENAGEADOS
UMA CONVERSA COM ANA CAROLINA
05/04, às 11h, https://www.youtube.com/c/festivaletudoverdade
Participação especial: Paulo Rufino.
Mediação: Orlando Margarido
MASTER CLASS COM UGO GIORGETTI
Formação Spcine Convida: É Tudo Verdade com Ugo Giorgetti – “Retrospectiva Ugo Giorgetti”
08/04 – 17h: https://www.youtube.com/c/Spcine
Participação especial: Cláudio Willer e José de Souza Martins
Mediação: Rosane Pavam
(foto: Ugo Giorgetti e Amir Labaki/divulgação/crédito: Mari Shiraiwa)