Desde sua criação em 2012, a Mostra Ecofalante de Cinema consolidou-se como a principal vitrine sul-americana para produções audiovisuais focadas em questões socioambientais. Este ano, a mostra chega ao Rio de Janeiro, apresentando uma seleção dos melhores filmes sobre o tema, oriundos de diversos países. A programação inclui produções brasileiras, títulos clássicos, debates e encontros que prometem enriquecer o diálogo sobre o meio ambiente.
A Mostra Ecofalante de Cinema Rio exibirá 24 filmes em sessões gratuitas na Estação Net Rio (Rio de Janeiro) e no Cine Arte UFF (Niterói). A programação, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, está dividida em sessões Panorama Internacional Contemporâneo, Sessões Especiais e Programas Educativos.
Abertura: Food, Inc. 2
A abertura, no dia 5 de junho, contará com a exibição de “Food, Inc. 2” no Estação Net Rio. A continuação do impactante “Food, Inc.” de 2008, indicado ao Oscar e vencedor do Emmy, volta a examinar as consequências éticas e ambientais de nossas escolhas alimentares. Dirigido por Robert Kenner e Melissa Robledo, o documentário investiga a crescente influência das multinacionais no setor de alimentos ultraprocessados e sua contribuição para a crise de saúde global.
Panorama Internacional Contemporâneo
A seleção internacional contemporânea traz o mais recente trabalho de Werner Herzog, “O Fogo Interior: Um Réquiem para Katia e Maurice Krafft”. O filme homenageia o casal de vulcanólogos, que dedicaram suas vidas a documentar vulcões. Também em destaque está “TikTok, Boom” de Shalini Kantayya, uma exploração do impacto do TikTok, seguida por um debate sobre a regulação das redes sociais.
Outros destaques incluem “Solo Comum”, de Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell, focando na agricultura regenerativa; “A Sociedade do Espetáculo” de Roxy Farhat e Göran Hugo Olsson, uma adaptação do ensaio clássico de Guy Debord; e “Não Te Vi Ali” de Reid Davenport, vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Sundance.
Sessões Especiais: Clássicos e Brasileiros
As sessões especiais reúnem clássicos restaurados e produções brasileiras. Entre os clássicos, estão “Tesouros do Lixo” de Samba Félix Ndiaye e “Amor, Mulheres e Flores” de Jorge Silva e Marta Rodríguez. Já as produções brasileiras incluem “Vida Sobre as Águas” de Danielle Khoury Gregorio e Marcio Isensee e Sá, e “Rionegrinas” de Fernanda Ligabue e Juliana Radler.
Programa Ecofalante Universidades
Dedicado à educação, o Programa Ecofalante Universidades apresentará títulos como “Parceiros da Floresta” de Fred Rahal Mauro e “A Floresta que Você Não Vê – Narrativas do Médio Xingu” de Andy Costa. Esses filmes abordam parcerias e iniciativas para a preservação ambiental.
A Mostra Ecofalante de Cinema Rio, que ocorre de 5 a 12 de junho, antecipa a 13ª edição do evento, programada para acontecer em São Paulo entre 31 de julho e 14 de agosto. Segundo Chico Guariba, diretor do evento, “boa parte dos filmes exibidos no Rio é inédita e será também apresentada em São Paulo. É uma seleção estimulante que permite refletir sobre questões urgentes do país e do planeta.”
___________________________________________
Serviço
Mostra Ecofalante de Cinema Rio
www.ecofalante.org.br
de 5 a 12 de junho de 2024
gratuito
Estação Net Rio – rua Voluntários da Pátria 35, Botafogo – Rio de Janeiro
Cine Arte UFF – rua Miguel de Frias 9, Icaraí – Niterói
(fonte: divulgação)