Em Meus Sonhos (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Em Meus Sonhos

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Primeiro filme do diretor turco Murat Çeri, Em Meus Sonhos visita um curto período marcante da infância de um menino.

A história

E esse momento acontece logo após um acidente com o carro onde estavam o menino de oito anos Tarik e seus pais, quando o pai morre no ato e a mãe fica em coma. Pelo menos, Tarik sai ileso, mas não se lembra do que ocorreu. Então, ele passa a morar com os avôs em uma aldeia. Faz amizade com os meninos locais e só se recorda da mãe através de sonhos.

Na sua parte introdutória, o filme mostra, indiretamente, pelo olhar do avô, o acidente de carro envolvendo a filha, o genro e o neto. Em seguida, apresenta o cotidiano e os moradores da aldeia, num dos poucos trechos de Em Meus Sonhos que não acompanham Tarik. Logo depois, ele passa a ser o centro da estória, conduzindo, até com partes narradas em primeira pessoa, o relato de suas experiências felizes repletas de brincadeiras com os amigos.

Como o filme mostra, Tarik passa momentos alegres, blindado pelo esquecimento pós-trauma que impede que ele sinta a ausência dos pais. Porém, a morte de um burrinho da aldeia que tinha perdido sua mãe por atropelamento desperta o sentimento adormecido.

Análise do filme

Além da bonita fotografia e do tom leve e nostálgico, Em Meus Sonhos apresenta um belo recurso para caracterizar a percepção de Tarik. Como o menino vive momentos felizes, alheio aos efeitos trágicos do acidente, para retratar essa ideia, o filme mostra, em diversos trechos, a ação refletida em algum elemento, como a água, o jarro de metal etc. Assim, ao optar por filmar a realidade através do reflexo e não diretamente, o diretor Mura Çeri representa em imagens a incapacidade do garoto de entender o que está vivendo naquele momento traumático de sua vida.

Dessa forma, Em Meus Sonhos entrega uma diversão leve, construída com a certeira escalação de atores mirins, principalmente Harun Reha Pakoglu, que interpreta Tarik. De fato, seu jeito meigo, desengonçado ao correr, traduz perfeitamente o que seu personagem está vivenciando naquele momento.

Em suma, por baixo dessa leveza, o filme possui uma estória mais profunda. E se trata desse processo de assimilação da perda dos pais pelo qual passa um menino de apenas oito anos.

Obs: esse filme foi visto na cabine de imprensa da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.


Ficha técnica:

Em Meus Sonhos (Bir Düs Gördüm) 2020, Turquia, 90 min. Dir/Rot: Murat Çeri. Elenco: Harun Reha Pakoglu, Recep Çavdar, Nevzat Yilmaz, Ferda İşil, Ismail Hakkı Ürün, Furkan Aydin Çelik, Muhammet Yakup Baybarz, Muhammet Emir Balci, Yusuf Ekinci.

Trailer original:

https://youtu.be/iTJTLLTMAEs

Em Meus Sonhos (filme)
Em Meus Sonhos (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo