Pesquisar
Close this search box.
Emancipation - Uma História de Liberdade (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Emancipation – Uma História de Liberdade

Avaliação:
6.5/10

6.5/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Emancipation – Uma História de Liberdade trata do preconceito racial contando com fotografia em preto e branco. Poderia ser um filme de Ryan Coogler, levando para um patamar superior, em termos de produção, o que realizou em sua estreia, Fruitvale Station (2013), longa em P&B sobre um jovem negro injustamente assassinado pela polícia numa estação de metrô. Mas Coogler levou sua luta para o nível acima em outra via. Ou seja, a dos super-heróis, em Pantera Negra (2018) e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022). Com certeza, realizaria aqui um longa mais ousado que Antoine Fuqua, um bom diretor, prolífico e experiente, mas que não surpreende.

A maior ousadia em Emancipation – Uma História de Liberdade é o emprego da fotografia predominantemente em preto e branco. As cores surgem em elementos específicos (a vegetação, o fogo, o sangue) e apenas em algumas cenas. Ainda assim, em tom esmaecido. Com isso, sentimos a tristeza desses tempos injustos. Em alguns estados sulistas, como o Louisiana, onde se passa a história do filme, a abolição da escravatura que Abraham Lincoln decretou não era efetivada. Na tela, vemos os brancos tratando brutalmente seus escravos negros, e ainda negociando-os como se fossem animais.

Um escravo indomável

Em certo momento, um cavalo em chamas cruza o caminho do protagonista Peter (Will Smith), como símbolo de seu caráter indomável. O roteiro se inspira em eventos reais, a partir de uma histórica foto de um escravo com assombrosas cicatrizes nas costas por causa dos castigos físicos que sofreu. Will Smith consegue fazer sumir sua forte persona pública, entregando uma atuação sem afetação para construir esse personagem sofrido e lutador. Sempre sério, seu Peter se mantém dentro do que esperamos de um homem que foi separado de sua família e partiu numa fuga quase suicida pelos pântanos. A impiedosa perseguição por um caçador de escravos fugitivos que se torna obcecado em capturar Peter ocupa a maior parte da duração do filme. Mas as sequências longas demais tornam um tanto aborrecido acompanhar essa fuga em certos momentos.

A parte final parece forçar a transformação dessa figura em um herói nacional. Peter se junta ao regimento de negros do exército da União e é um combatente de destaque. Nesse ponto, já sentimos a personalidade maior que a vida de Will Smith, principalmente na sua fala diante do comandante exaltando sua própria força de vontade. Há uma bela cena de combate que fecha o filme, embora o regimento de Peter estranhamente demore para sair da linha de tiro, o que vitimiza vários soldados. Porém, essa parte final é curta, e se desenvolve apressadamente, como se fosse um anexo adicionado às pressas porque o roteirista não sabia como terminar o filme.

___________________________________________

Ficha técnica:

Emancipation – Uma História de Liberdade | Emancipation | 2022 | 132 min | EUA | Direção: Antoine Fuqua | Roteiro: Bill Collage | Elenco: Will Smith, Ben Foster, Charmaine Bingwa, Gilbert Owuor, Ronnie Gene Blevins, Aaron Moten, Jabbar Lewis.

Distribuição: Apple Plus.

Onde assistir:
Emancipation - Uma História de Liberdade (filme)
Emancipation - Uma História de Liberdade (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo