Emily the Criminal dava pintas que seria um filme mais interessante. Embora o diretor seja estreante em longas, no elenco a protagonista é a carismática Aubrey Plaza, que começou como comediante e hoje já provou ser uma atriz de talento, capaz de sustentar sozinha um drama policial como esse. A trama indica que veremos um mergulho dela, no papel título, no perigoso mundo do crime. Isso, de fato, acontece, mas não vem acompanhado dos conflitos internos que deveriam abalar a personagem. Com isso, o enredo parece caminhar objetivamente, como se o mero inconformismo de Emily fosse suficiente para resolver tudo.
Esse inconformismo surge logo na primeira cena. Numa entrevista de emprego, descobrimos que Emily não consegue um bom trabalho porque tem a ficha suja, por conta de uma condenação por agressão. Esse fato, aliás, nunca é elucidado, o que acaba sendo uma das causas da fraca construção dessa protagonista. Emily, assim, vive em subempregos, como o atua, de delivery de comida. E, por isso, ganhando pouco, não consegue liquidar o empréstimo que contraiu na faculdade. Na segunda metade da trama, novamente ela se rebela numa entrevista, agora por discordar da proposta de trabalhar como estagiária sem remuneração.
Entrando no crime
Então, um colega lhe indica um serviço extra, que envolve um esquema de fraudes com compras de alto valor pagos com um cartão falso. Emily começa numa transação relativamente pequena, uma televisão, mas logo está a roubar um carro de luxo. A sua comissão, claro, aumenta, mas também os riscos envolvidos. Nessa primeira metade de filme, parece que estamos diante de um heist movie, com trama que giram em torno de golpes, mas essa pegada mais eletrizante, que emociona a cada roubo (será que Emily consegue se safar dessa vez?), acaba dando lugar ao envolvimento dela com um dos chefes do esquema, Youcef (Theo Rossi).
Logo, o enredo se aproxima de dramas envolvendo mafiosos, que sempre lidam com a questão de em quem confiar. Emily continua destemida, mais até do que seu parceiro, e está disposta a enfrentar os líderes dos bandidos. Mas a protagonista parece inalterada, sem mais o impasse do começo do filme sobre quais limites ela está disposta a cruzar. A dramaticidade perde com isso, e o roteiro cai numa via sem desvios e, por isso, sem surpresas.
___________________________________________
Ficha técnica:
Emily the Criminal | 2022 | 97 min | EUA | Direção: John Patton Ford | Elenco: Aubrey Plaza, Theo Rossi, Bernardo Badillo, John Billingsley, Megalyn Echikunwoke, Brandon Sklenar, Jonathan Avigdori, Gina Gershon.