Encontros (Introduction) é um filme de elipses. O cineasta sul-coreano Hong Sang-soo confia na capacidade de dedução do seu espectador, e deixa que este preencha as lacunas da narrativa que ele prefere não mostrar. E reside aí o charme do seu 24º longa-metragem.
O enredo acompanha o protagonista Young-ho em três momentos de sua vida, temporalmente mais distantes entre si do que a princípio acreditamos. Primeiro, ele encontra o pai, que é médico acupunturista. Depois, vai atrás da namorada que se muda para a Alemanha. Por fim, almoça com sua mãe e o ator famoso que estava no consultório de seu pai na cena inicial.
São eventos do cotidiano, filmados em preto e branco em planos longos. Em suma, dentro do estilo minimalista de Hong Sang-soo, sempre coerente no tema, no roteiro e na captação. Aliás, um estilo que privilegia a interpretação do ator aobre a forma. Por isso, durante a segunda longa sequência à mesa do restaurante, o diretor prefere deixar na tela a perda do foco da câmera a jogar fora a forte dramaticidade da atuação de Ju-bong Gi (que emblematicamente faz o papel do ator famoso, como se impusesse essa condição da escolha de Hong Sang-soo).
Encaixando as peças
O prazer que Encontros proporciona ao público está no decifrar o que acontece com os personagens durante o transcorrer do tempo coberto pela trama. Assim, na parte final descobrimos (ou pelo menos supomos que sim) o motivo de o pai do protagonista Young-ho apelar a Deus por mais uma chance. Como percebemos na conclusão, ele se separa da esposa que o troca pelo ator famoso, que na cena inicial ele deixa com dores na sessão de acupuntura, enquanto abandona o consultório, como que numa pequena vingança. Nesse mesmo dia, o ator aconselharia Young-ho a seguir a carreira da atuação, o que mudaria os rumos do rapaz para esse sentido. Mas, esse encontro de Young-ho e do ator fica na elipse, ou seja, o filme não mostra.
Da mesma forma, através do sonho que Young-ho tem enquanto cochila embriagado no carro, entendemos que a namorada dele acabou se casando com um alemão. Justamente depois que ele revela que largou a profissão de ator porque se sentia incomodado de beijar em cena porque estava namorando. Em outras palavras, sua hesitação o fez desistir de uma talvez promissora carreira e agora ele não tem mais a profissão nem a namorada.
Então, o banho de água fria na praia serve para ele acordar para a vida, e não apenas para cortar a sua embriaguez. Essa experiência de abandono da carreira e da perda da namorada, adicionada à dura que ele leva do ator famoso durante o almoço, evidencia que ele precisa amadurecer, e ser mais assertivo em suas decisões. Ou seja, se encontrar.
Talvez o espectador estranhe que a revelação não seja algo bombástico. Mas, é crucial para a vida do protagonista, ainda que dentro dos limites do cotidiano de qualquer pessoa. Enfim, essa é a proposta do cinema de Hong Sang-soo.
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Ficha técnica:
Encontros | Introduction | 2021 | 66 min | Coreia do Sul | Direção e roteiro: Hong Sang-soo | Elenco: Seok-ho Shin, Mi-so Park, Young-ho Kim, Ju-bong Gi, Young-hwa Seo, Kim Min-hee, Yun-hee Cho, Ji-won Ye, Seong-guk Ha.
Distribuição: Pandora Filmes.