Entrevista: Caru Alves de Souza finaliza “De Menor – A Série”

Entrevista de Caru Alves de Souza para o Leitura Fílmica

A diretora Caru Alves de Souza ganhou prestígio com seu longa Meu Nome é Bagdá (2020), premiado na competição Generation 14plus no Festival de Berlim. Agora, acaba de finalizar as filmagens de seu novo trabalho, De Menor – A Série, que tem no elenco Grace Orsato, Giulia Del Bel, Taciana Bastos, William Costa, Benjamin Damini e Luan Carvalho. 

Em entrevista exclusiva, o Leitura Fílmica falou com a diretora em 15 de dezembro. Assista a entrevista completa no nosso canal no Youtube, e confira aqui parte dela.

Caru, quando você finalizou as filmagens de De Menor – A Série?

A gente começou os ensaios mais ou menos em agosto, setembro, e ensaiou mais ou menos um mês e meio, entre outubro e novembro. A filmagem acabou no finalzinho de novembro. Foi tudo bem planejado, mas bem corrido. É uma série de baixo orçamento, então tudo tem que ser mais rapidinho, né? Tanto ensaio como preparação, pré-produção e filmagem. A gente filmou em três semanas cinco episódios, mas deu tudo certo, ainda bem!

As filmagens aconteceram em locações?

Então, a série acontece dentro de um palco de teatro, todas as cenas tirando alguns flashbacks e flash forwards. Mas não é um teatro filmado, a gente construiu uma cenografia para cada locação, todas em cima do palco.

E você é a diretora e a criadora da série?

Isso, eu assino a direção, roteiro, produção e também a criação da série. É uma série baseada no meu primeiro longa-metragem de ficção, de 2013, cujo nome também é De Menor.

Esse longa de 2013 tem uma advogada como protagonista. A série também mantém essa linha narrativa?

Não, na verdade, a série é só inspirada no meu primeiro longa. O que a gente manteve é o tema porque a série também é sobre Justiça, sobre adolescentes em conflito com a lei, em estado de vulnerabilidade. É uma série de ficção, mas com uma proposta diferente do longa, né? O longa tem uma proposta mais naturalista, a história estava centrada na relação de uma irmã e um irmão, interpretados pela Rita Batata e pelo Giovanni Galo.

Já a série não é naturalista, inclusive o primeiro episódio é um musical. Além disso, na série cada episódio é um caso diferente, com personagens diferentes que não se repetem nos outros, ou se se repetem é de uma maneira mais secundária. Então, um personagem que é protagonista num episódio, no outro é secundário. Cada capítulo tem um caso envolvendo um adolescente que cometeu um delito a ser analisado por um juiz e um promotor.

Você disse que são cinco episódios, certo?

Na verdade, são seis episódios. A gente filmou cinco nessa primeira etapa e, agora, depois de montada, eu vou voltar e fazer um sexto episódio que é um pouco fruto de uma reflexão sobre o que aconteceu nos cinco anteriores.

Quantos minutos têm cada episódio?

De 26 minutos a 40, a gente ainda não definiu.

E onde poderemos assistir à série De Menor?

No canal Cine Brasil TV, mas a gente ainda não sabe ainda quando vai estrear. Espero que no ano que vem ou no próximo ano.

Já tem uma perspectiva de uma segunda temporada?

Então, eu ainda não sei. A princípio, seria uma minissérie fechada.  Vamos ver, enfim, se eu terei desejo de fazer uma segunda temporada.

Entrevista com a diretora Caru Alves de Souza

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo