Se fosse verdadeira, a história fictícia de Entrevista com o Demônio (Late Night with the Devil) só poderia ter acontecido nos anos 1970. É o que indica a introdução do filme, uma montagem com notícias de telejornais que caracteriza uma década repleta de violência, tanto por parte do governo de Nixon como pelos vários assassinatos brutais, muitos deles ritualísticos. Daí vem a declaração na narração de que o satanismo está crescendo. Esse trecho inicial serve, também, para introduzir o protagonista, Jack Delroy (David Dastmalchian), apresentador do programa de entrevista Night Owl, exibido ao vivo tarde da noite.
A inteligente trama acontece durante o programa na noite do Halloween de 1977. Jack Delroy precisa desesperadamente que seu show tenha maior audiência. Por isso, tem recorrido a temas polêmicos. Para esta noite das bruxas, decide trazer convidados ligados ao misticismo. O primeiro é Christou (Fayssal Bazzi), um suposto médium. O segundo é Carmichael Haig (Ian Bliss), investigador da paranormalidade, que se dedica a desvendar todos os alegados fenômenos dessa área. Por fim, Delroy reúne a doutora June Ross-Mitchell (Laura Gordon) e sua paciente Lilly (Ingrid Torelli), menina de 13 anos que sobreviveu a uma seita satânica.
Tensão crescente
A dupla de diretores e roteiristas Cameron Cairnes e Colin Cairnes, neste seu terceiro longa, desenvolve essa história de forma engenhosa. Tendo à disposição uma direção de arte impecável, os dois cineastas ainda colocam o espectador do cinema na posição do público que assiste ao programa na TV. Para isso, sempre que mostram o que passa no show, a tela assume o formato 4:3, similar ao dos aparelhos de televisão da época. Além de aproximar a experiência de um telespectador, esse recurso ainda serve, junto com as imagens em preto e branco, para diferenciar o programa dos momentos em que entram os comerciais, quando o público do cinema acompanha o que acontece nos bastidores. Portanto, com essa configuração, o tempo do filme acompanha o tempo do programa.
Assim, o tom do filme adquire uma providencial intensificação da tensão do enredo. Começa em tom leve, até engraçado, com o número do médium Christou, um evidente charlatão com truques de circo. Mas, desta vez, ele perde controle de todos os seus artifícios. A entrada de Carmichael aumenta um degrau de tensão, quando coloca Christou contra a parede e este responde estranhamente.
Mas, a coisa fica realmente sinistra com a entrada das duas últimas convidadas. Principalmente, pela estranha presença de Lilly que, em impressionante atuação da jovem atriz Ingrid Torelli, soa tão assustadora quanto a Regan de Linda Blair em O Exorcista (The Exorcist, 1973). E isso antes da sessão do chamamento, a tal entrevista com o demônio. Os intervalos comerciais ajudam a aumentar o suspense, adiando o clímax do programa. Nos bastidores, ações paralelas são mostradas em tela dividida, remetendo às cenas de suspense e terror criadas pelo mestre Brian De Palma.
O clímax e o deslize
A sessão que revela a possessão de Lilly é o melhor momento de Entrevista com o Demônio. A menina fica verdadeiramente assustadora, com a voz dobrada (a dela em sincronia com a do ser das trevas), o rosto com feridas, e o corpo distorcido. O filme consegue dar a impressão de que tudo está fora do controle, que algo imprevisível vai acontecer. Antes do pior, porém, há um intervalo e uma curiosa tentativa de Carmichael provar que o que aconteceu não era real.
Porém, o clímax planejado pelo roteiro não é tão bem executado em termos de efeitos especiais e visuais. A explosão de caos parece acanhada – faltou aí os exageros dos finais apocalípticos de Tobe Hooper. E, pior que isso, o final se estica desnecessariamente, quando a história pedia para um desfecho abrupto. Este até chega, mas num momento tardio demais.
Entrevista com o Demônio, assim, é um formidável filme até essa parte final. Consegue criar um crescente clima de tensão e suspense, que alcança um resultado assustador na cena da possessão. Mas, se perde na conclusão. A culpa não é tanto dos efeitos especiais, o que complica é não saber onde e como terminar a história. Se soubesse, nasceria aqui um clássico.
___________________________________________
Ficha técnica:
Entrevista com o Demônio | Late Night with the Devil | 2023 | 93 min. | Direção: Cameron Cairnes, Colin Cairnes | Roteiro: Cameron Cairnes, Colin Cairnes | Elenco: David Dastmalchian, Laura Gordon, Ian Bliss, Fayssal Bazzi, Ingrid Torelli, Rhys Auteri, Georgina Haig.
Distribuição: Diamond Films.
O filme Entrevista com o Demônio estreia nos cinemas no dia 4 de julho de 2024.
Assista ao trailer: