Estreia amanhã (14/7) na Netflix Resident Evil – A Série, a nova produção baseada no game que deu origem a sete filmes (até agora).
Mas, antes de falarmos sobre a série, listamos abaixo todos os filmes da franquia Resident Evil:
2002 – Resident Evil: O Hóspede Maldito (Resident Evil)
2004 – Resident Evil 2: Apocalipse (Resident Evil: Apocalypse)
2007 – Resident Evil 3: A Extinção (Resident Evil: Extinction)
2010 – Resident Evil 4: Recomeço (Resident Evil: Afterlife)
2012 – Resident Evil 5: Retribuição (Resident Evil: Retribution)
2017 – Resident Evil 6: O Capítulo Final (Resident Evil: The Final Chapter)
2021 – Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Resident Evil: Welcome to Raccoon City)
A série da Netflix tem oito episódios de uma hora cada. O showrunner é Andrew Dabb, que antes escreveu vários episódios de Supernatural (2008-2020) e que tem em pós-produção uma nova série policial chamada Grendel.
No elenco, estão: Lance Reddick, Ella Balinska, Tamara Smart, Siena Agudong, Adeline Rudolph, Paola Nuñez, Ahad Raza Mir, Connor Gosatti, Turlough Convery.
Sinopse de Resident Evil – A série
Estamos no ano 2036. Catorze anos após Joy causar tanta dor, Jade Wesker luta pela sobrevivência em um mundo invadido pelas criaturas infectadas e despedaçadas com sede de sangue. Nesta carnificina absoluta, Jade é assombrada por seu passado em New Raccoon City, pelas conexões arrepiantes de seu pai com a sinistra Umbrella Corporation, mas principalmente pelo que aconteceu com sua irmã, Billie.
Os personagens
Jade Wesker (Tamara Smart/Ella Balinska)
Em 2022, Jade (Tamara Smart) tem 14 anos e é novata em New Raccoon City — uma comunidade suburbana para funcionários de uma grande empresa farmacêutica chamada Umbrella Corporation. Junto com sua irmã gêmea fraternal Billie, ela tenta o seu melhor para se encaixar na escola, mas se distrai com a percepção de que seu pai está envolvido em atividades nefastas na Umbrella. Feroz, rebelde e teimosa, Jade faz o seu melhor para fazer a coisa certa e proteger sua irmã que luta mais do que ela faz em sua jornada de chegada da idade.
14 anos depois, em 2036, Jade (Ella Balinska) é uma sobrevivente endurecida da distopia provocada pelos sanguinários infectados. Enquanto ela embarca em missões perigosas para coletar dados sobre os infectados, ela sente falta do marido e da filha que se ressentem dela por estarem tão focados em seu trabalho. Ela é uma mulher dura com um coração que luta para equilibrar sua busca incessante por conhecimento com a família que precisa dela.
Billie Wesker (Siena Agudong)
Em 2022, Billie luta com um valentão da escola e teme a raiva que se forma dentro dela. Billie gosta do vínculo próximo que compartilha com sua irmã, mas começa a se ressentir dela por suas tendências egoístas. Quando ela descobre que a Umbrella conduz secretamente testes em animais, ela lança seu M.O. compatível e embarca em uma missão malfadada com Jade para libertar as cobaias enjauladas. Tragicamente, ela é mordida por um cão infectado e recebe um vírus que muda o curso de sua vida.
Albert Wesker (Lance Reddick)
Pai de Billie e Jade, Albert é um cientista empregado pela Umbrella Corporation. Embora seja estoico e distante, ele é intensamente protetor de suas filhas. Ele também tem uma bússola moral quando seu chefe coloca os lucros da empresa sobre a segurança de seus produtos. Jade e Billie ficam desconfiadas dos segredos que ele guarda, incluindo o motivo de ele regularmente tirar amostras de seu sangue.
Evelyn Marcus (Paola Nuñez)
Evelyn é a CEO sociopata da Umbrella que tem ambições de mudar o mundo, mas apenas para o benefício da empresa. Ela é implacável em sua busca para obter uma nova droga psicotrópica chamada Joy para o mercado, tanto que ela ignora seus terríveis efeitos colaterais. Seu pai fundou a empresa, mas foi deposto após um incidente anterior que levou à destruição da primeira cidade de Guaxinim em 1998.
O que esperar de Resident Evil – A Série
Segundo o showrunner, roteirista e produtor executivo Andrew Dabb, a série expandirá esse mundo da franquia Resident Evil. A Umbrella é uma coisa completamente diferente do que foi há 14 anos. Além disso, a série explora personagens ótimos, alguns originários do game, e outros que foram criados agora.
Aliás, a série traz de volta o personagem Albert Wesker, que morreu num vulcão. Revelações de seu passado e todas as coisas estranhas que aconteceram com ele quando criança fazem parte da nova trama.
Dabb também enfatiza a personagem Jade. A série mostra como era sua vida familiar, suas relações com seu pai e sua irmã, e posteriormente como uma mãe tentando proteger sua filha. De certa forma, ela está tentando evitar o trauma de seu passado. E de certa forma, ela não pode deixar de ser um pouco como seu pai.
“Era muito importante para nós fazer de Jade uma personagem que tem um monte de coisas pessoais acontecendo. Ao contrário de muitos heróis de filmes de ação, basicamente eles apenas lutam a luta e vencem o bandido e vão para casa. As lutas que ela está lutando não são todas com os punhos e são, de muitas maneiras, com seu passado e não passando seu trauma ou sua bagagem para a próxima geração.”, completa Dabb.
Além disso, Resident Evil sempre trouxe personagens femininas muito fortes e muito bem desenvolvidas, tanto nos jogos como nos filmes. Por isso, isso ressoa em Jade e Billie. Como crianças em 2022, elas enfrentaram uma vida doméstica muito bagunçada e tiveram muito por que lutar. Mas também, como adultos em 2036, suas vidas continuam confusas e mais desafios surgem.
Novidades e referências
Por fim, os fãs podem esperar novas criaturas, todas elas são baseadas em coisas pré-existentes. Mas, também alguns velhos favoritos que as pessoas vão reconhecer logo de cara e alguns que talvez sejam um pouco mais obscuros. E, claro, muitos easter eggs. Então, fiquem atentos a tudo que envolve Wesker, William Birkin e um monte de coisas que acenam para os dois jogos originais.
(fonte e fotos: Netflix Media Center)