Estrela Encoberta de Nuvens (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Estrela Encoberta de Nuvens

Avaliação:
7.5/10

7.5/10

Crítica | Ficha técnica

Estrela Encoberta de Nuvens lida com os problemas advindos da Partição da Índia. Esse tema, recorrente na filmografia do diretor Ritwik Ghatak, reflete o que ele mesmo sofreu, tendo nascido na Bengala do Leste e depois obrigado a se mudar para a Índia. No filme, a família da protagonista Nita (Supriya Choudhury) precisou sair do Paquistão para viver na pobreza nos arredores de Calcutá. Desiludido, seu pai, um intelectual, não trabalha mais, apenas dá algumas aulas na escola infantil em frente à sua casa. A mãe administra a casa de forma até cruel, fazendo render o pouco dinheiro que recebe, principalmente de Nita, a única da família que tem emprego fixo. Shankar, o irmão mais velho, é um poeta, mas não ganha dinheiro. O outro irmão, Mantu, está na faculdade. E Gita, a irmã mais nova, só pensa em se casar. Assim, Nita acaba ajudando financeiramente os irmãos também. Do seu salário, nada sobra para ela (como mostra o detalhe que ela anda com sandálias quebradas enquanto ajuda os irmãos).

O altruísmo de Nita é tão exacerbado que ela até compromete seu relacionamento com Sanat. Ele a pede em casamento, mas ela solicita que ele espere até que a situação melhore, pois agora ela precisa se concentrar em ajudar a família. Porém, a sua sedutora irmã Gita já está jogando seus charmes para cima de Sanat. Tamanha é a abnegação que Nita até ensaia com o irmão a canção que ela pretende cantar no casamento entre Sanat e Gita. A protagonista apenas sofre calada. Mas, no fim, ficará gravemente doente.

Estranhamento

O tom dramático predomina no filme, que não tem nada de humor, nem sequer um momento de alívio cômico. A opção do diretor Ritwik Ghatak em filmar em locações, em usar alguns cortes abruptos, em desafiar a montagem invisível, produz uma inquietação no espectador. Esse sentimento está impregnado nessa situação dessa família, que depende de um de seus membros para se sustentar. Uma situação, aliás, que não é particular, mas de todos aqueles que moram nesse bairro, e até de todos aqueles que enfrentaram um exílio forçado no processo de partição. Esse ciclo, inclusive, se prolonga, como revela a cena final, na qual Shankar vê uma moça andando com a sandália quebrada, tal qual Nita no início do filme.

Ritwik Ghatak, a propósito, evita até mostrar a celebração de casamento de Gita com Sanat. O evento, claro, traz tristeza para Nita, mas os noivos certamente estariam felizes. E essa felicidade não cabe no filme. Por isso, Ghatak a evita utilizando uma panorâmica sobre a vila para cobrir essa elipse.

A estranheza fica ainda mais contundente por causa do uso dos ruídos em Estrela Encoberta de Nuvens. Primeiro, o apito estridente do trem que passa a toda velocidade, interferindo no canto de Shankar, ou na conversa entre o mesmo Shankar e Nita. Também no estranho som que surge quando Nita lê a notícia sobre o acidente com seu irmão. Ou como um chamado à realidade para Nita enquanto ela ensaia a música para o casamento. Mas, principalmente, no som que se assemelha a discos voadores em filmes de ficção-científica, para indicar a grave doença que ameaça a protagonista.

Canções do sacrifício

Os fenômenos climáticos colaboram na mise-en-scène dos momentos dramáticos. Não é à toa, assim, que uma tempestade torrencial caia quando Shankar retorna para casa e descobre que a irmã está gravemente doente. É ele que, após ficar famoso e ganhar dinheiro em Bombaim, ajuda Nita e a interna num hospital nas colinas do Paquistão. Finalmente de volta ao local de origem, Nita pode, enfim, encontrar a paz, uma vez que o irmão, ao visitá-la, conta como a família agora consegue se sustentar sem a sua ajuda.

Por fim, vale esclarecer que Estrela Encoberta de Nuvens, possui números musicais, como preza o cinema indiano. No entanto, aqui eles não trazem danças. São, na verdade, como mantras ou poemas musicados, a maioria como se compostas pelo personagem Shankar. Não poderia ser outra a trilha musical para uma vida tão sacrificada como a de Nita.

___________________________________________

Ficha técnica:

Estrela Encoberta de Nuvens | Meghe Dhaka Tara | 1960 | 126 min | Índia | Direção: Ritwik Ghatak | Roteiro: Ritwik Ghatak, Samiran Dutta, Rabindranath Tagore | Elenco: Supriya Choudhury, Anil Chatterjee, Gyanesh Mukherjee, Bijon Bhattacharya, Gita Dey, Gita Ghatak, Dwiju Bhawal, Niranjan Ray.

Onde assistir:
Estrela Encoberta de Nuvens (filme)
Estrela Encoberta de Nuvens (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo