O título de um filme pode impactar na experiência de assisti-lo. Principalmente quando a trama cria um suspense a respeito do que está acontecendo na tela, como em Fantasmas, curta-metragem de estreia do diretor André Novais de Oliveira.
Durante quase todos os seus onze minutos, ouvimos duas vozes de rapazes numa conversa amigável. A câmera está fixa, apontada para uma rua, onde vemos de longe o movimento dos carros e um posto de gasolina na esquina. Dos garotos, nenhuma imagem, apenas as vozes. Essa mise-en-scène se alia ao título para armar a cilada para o espectador. Seriam essas vozes do além? De dois mortos que ainda não se deram conta de que não fazem mais parte do mundo terreno? Essas e outras conjecturas podem surgir na mente agora inquieta de quem assiste ao filme.
O conteúdo do bate-papo em nada ajuda a decifrar esse mistério. Até que um deles nota e cita a presença da câmera. O castelo de cartas começa a ruir. O fantástico não existe, estava apenas na imaginação do espectador ávido por desvendar o que acontece na tela. A câmera, enfim, se move. Se vamos validar o título, “fantasmas” ganha uma conotação emocional, a do amor perdido, traído mas nunca esquecido. Ainda assim, não precisava o espectador ter ido tão longe em busca de explicações.
A câmera no telhado
A forma, aqui, ajuda na brincadeira de ludibriar o público do cinema. Talvez se visto no Youtube sem nenhuma referência, esse vídeo despertaria curiosidade, mas não levaria à busca de uma solução no fantástico. Pareceria um found footage autêntico, ou uma atração para voyeurs. Mas o espectador experiente de cinema já logo pensa que tem algo arrebatador nesse filme.
O cinema, afinal, conduz o público, como disse Alfred Hitchcock. E, com riqueza de ideias e simplicidade na execução, André Novais de Oliveira prova em Fantasmas que, para fazer cinema, não são necessários muitos recursos. Nem mesmo uma câmera na mão – no telhado já basta.
___________________________________________
Ficha técnica:
Fantasmas | 2010 | 11 min. | Brasil | Direção e roteiro: André Novais Oliveira | Elenco: Gabriel Martins, Maurílio Martins e Gabriela Monteiro.
O curta Fantasmas está disponível aqui no canal da produtora Filmes de Plástico.