Faya Dayi, o filme de Jessica Bashir, terá pré-estreia exclusiva no Cabíria Festival Audiovisual, no dia 28 de julho, em sessão gratuita no Centro Cultural São Paulo (SP). Logo depois, chega à plataforma de streaming MUBI em 10 de agosto.
De volta ao formato híbrido, depois de dois anos, o Cabíria Festival acontece de 27 de julho a 3 de agosto de 2022. O objetivo do festival é ampliar o debate sobre igualdade de gênero e diversidade na cadeia produtiva do audiovisual. Para isso, apresenta uma programação diversificada de filmes, debates, oficinas e masterclasses.
Em parceria com a MUBI, o Cabíria Festival promoverá a exibição especial de Faya Dayi, que será gratuita. Após a sessão, presencial e gratuita, entra uma entrevista exclusiva com a diretora, Jessica Bashir.
Sobre o filme
Escrito e filmado pela escritora, diretora, produtora e diretora de fotografia mexicana-etíope Jessica Bashir, o filme estreou mundialmente no Festival de Sundance de 2021. Em suma, Faya Dayi tece um tapete de lembranças e histórias assombrosas, que criam uma imagem vívida da paisagem sociopolítica da Etiópia.
Faya Dayi é uma jornada espiritual para dentro dos rituais e práticas do khat, uma folha verde estimulante encontrada pelos imãs sufistas em sua busca pela eternidade, de acordo com a lenda etíope. Misturando documentário e drama, esta experiência imersiva entrelaça histórias íntimas de pessoas para quem mascar a lucrativa colheita tornou-se tanto uma fuga radical quanto uma forma de socialização e revolta contra forças opressoras. Para os desempregados, jovens oprimidos e idosos, a onda oferecida pelo Khat (o estado de Merkhana) é o único lugar em que suas esperanças, sonhos e aspirações podem viver
Serviço:
Faya Dayi
Pré-estreia gratuita no Cabíria Festival Audiovisual em 28 de julho
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP