A Live de Cinema, do Projeto de Extensão Aruandando no Campus – Temporada 2022, terá seu primeiro evento no próximo dia 31 de Março, às 18hs. A convidada é a atriz Bete Mendes, e a mediação do professor Lúcio Vilar, produtor do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro.
“Arte. Política e Resistência” será o mote da live que do canal do Fest Aruanda no YouTube.
Sobre a convidada
Bete Mendes (foto) é uma das atrizes mais talentosas e politizadas de sua geração. Sua carreira percorreu a televisão, o teatro e o cinema, e foi pautada pela militância política. Afinal, foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores, pelo qual se elegeu deputada federal pela primeira vez, na legislatura 1983-1987.
No cinema, realizou poucos filmes, apesar de sua longeva carreira. No entanto, mesmo com essa filmografia pequena, ela imprimiu seu talento para sempre na retina do público através de sua composição irretocável para a Maria, de Eles Não Usam Black-Tie (1981), de Leon Hirszman. Depois de anos afastada do cinema, Bete Mendes fez a narração do documentário A Cobra Fumou (2001), de Vinícius Reis. Enfim, voltou a atuar em filme na adaptação cinematográfica de Vestido de Noiva (2006), de Nelson Rodrigues, com direção de Joffre Rodrigues.
Formou-se em artes cênicas em 1968, ano em que começou sua carreira profissional com a peça “A Cozinha”, de Arnold Wesker, com tradução de Millôr Fernandes e direção de Antunes Filho. Além disso, esteve em “As Desgraças de uma Criança” e de “A Cozinha, A Morte de Danton” (1977), dirigida por Aderbal Freire-Filho, A atriz atuou na primeira montagem de “Gota D’Água” (1975), musical de Chico Buarque e Paulo Pontes que sofreu com a censura e obrigou os autores a fazerem mudanças na véspera da estreia.
Na TV, em 1974, estreou na TV Globo, na novela “O Rebu”, atuação seguida por numerosas outras em produções da emissora. Bete passou pela TV Manchete, onde trabalhou em “Brida”. E, pela Band, fez “Pé de Vento e Dulcinéia Vai à Guerra”. Em seguida, no SBT, atuou em “Seus Olhos”. Por fim, em 2005, voltou à TV Globo para participar da novela “América”.
Aruandando no Campos
O projeto de extensão Aruandando no Campus, responsável pela Live de Cinema, é um braço do Fest Aruanda na Universidade Federal da Paraíba. O festival, neste ano, será realizado de 1 a 7 de dezembro de forma híbrida, na rede Cinépolis, no Manaíra Shopping e pela Plataforma Aruanda Play (on-line).
Serviço:
17ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro
Data: De 1 a 7 de dezembro de 2022
Informações: www.festaruanda.com.br e
instagram @festaruanda
Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)