A 3ª edição do Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino acontece entre 6 e 18 de outubro de 2022, com eventos presenciais e online. Atrações musicais se intercalam com espetáculos de circo, dança, teatro infantil, contação de histórias, cinema e vivências relacionadas ao universo feminino.
Na programação online de cinema, nove título integram a Mostra Ser Mulher. A exibição acontece online na plataforma Petra Belas Artes À La Carte. São produções que trazem mulheres com diferentes idades, desafios, proezas e conquistas, demonstrando a diversidade do que é ser mulher.
Com curadoria de Juliana Brito, a programação da mostra traz os filmes Deus É Mulher e Seu Nome É Petunia, Caixa de Pandora, Caramelo, Ninotchka, Um Belo Verão, Verônica, Vamos Lá, Francesas, Troca de Rainhas e a série Miss Marple.
O encerramento do Festival das Marias acontece presencialmente no Petra Belas Artes no dia 10/10 (segunda, às 20h). O evento exibe o filme A Música Natureza de Léa Freire, dirigido por Lucas Weglinski. No evento, marcam presença a instrumentista e as convidadas Erika Ribeiro, Joana Queiroz e Tatiana Parra. Além disso, uma feira literária ocupará as dependências do cinema, no dia 9/10 (domingo), das 10h às 17h, com participação de várias editoras e livrarias.
Em complemento, a programação presencial do Festival das Marias – de 6 a 10/10 – traz eventos gratuitos em equipamentos de cultura da Prefeitura de São Paulo (Teatro Paulo Eiró, Centro de Culturas Negras e Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) e no cine Petra Belas Artes. Em Araçariguama (SP), as atividades ocorrem na Escola dos 7 Portões, com contribuição voluntária. Por fim, atividades online (vídeos, performances, espetáculos, série e videoaula) estarão no YouTube/FestivaldasMarias do dia 6 ao 18/10.
Sobre o festival
O Festival das Marias nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino. Chegou ao Brasil em 2020, com direção de Adriana Belic e curadorias convidadas a cada edição. Com foco na valorização da criação artística feminina, sua programação multidisciplinar gira em torno de criações e de temas que abordam o feminino.
O evento é concebido sob os pilares das ODSs 5 e 16 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Igualdade de Gênero e Cultura de Paz). Aliás, a edição brasileira se encerra em 10/10, Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher.
Em 2022, o evento é idealizado e organizado pelas portuguesas CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pelas brasileiras Escola dos 7 Portões, Cine Petra Belas Artes e Belic Arte.Cultura, numa realização da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.