Neste ano de 2020, o festival internacional de documentários É Tudo Verdade será realizado online com acesso gratuito, entre 23 de setembro e 4 de outubro.
Em sua 25ª edição, o É Tudo Verdade exibe um total de 60 longas, médias e curtas-metragens em competição e hors-concours, de forma gratuita, em plataformas de streaming. Na sua fase inicial, realizada entre 25 de março e 15 de abril passado, o festival já apresentou 30 títulos, entre filmes e séries.
Sessões
Os filmes em competição ficam em exibição da mesma forma como se estivessem em sala física. Ou seja, sem extensão dos horários de início dos filmes ou permanência online. Serão duas sessões online de cada título, às 21h na estreia e 15h no dia seguinte, no site www.etudoverdade.com.br. Os filmes em competição e hors concours brasileiros têm limite de 1.500 visualizações.
Os longas-metragens da disputa internacional estrearão diariamente no site do festival às 18h, com duas exceções também às 13h (dias 26/9 e 3/10) e permanecendo disponíveis por até 24 horas, também no site do festival. O limite de visualizações é de 1.000 por título.
Seis documentários serão apresentados na Plataforma Itaú Cultural, cinco dos quais no quadro da 17ª Conferência Internacional do Documentários: https://www.itaucultural.org.br/. “40 Dias para Aprender Cinema”, “A Televisão e Eu”, “Gyuri” e “O Segundo Encontro”, mais “Volkswagen: Operários na Alemanha e no Brasil” (É Tudo Verdade, 25), estarão disponíveis gratuitamente de 23/9 a 4/10, sem limite de visionamentos.
Dois títulos brasileiros selecionados para Sessões Especiais (“Santiago das Américas” e “Garoto”) terão exibições únicas, com limite de 1500 visualizações, em www.etudoverdade.com.br.
Os filmes internacionais das mostras paralelas (Sessões Especiais; O Estado das Coisas; Foco Latino-Americano) terão suas estreias em horários determinados e permanecerão disponíveis por até 24 horas em www.etudoverdade.com.br. O limite é de 1.000 visualizações por filme, com exceção para “Brouwer, A Origem da Sombra”, limitado a 500.
“Santos Dumont: Pré-Cineasta?” estará disponível gratuitamente das 13h de 24/9 às 9h de 25/10, sem limite de visionamentos
Sessão de Abertura
Um dos vencedores do Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Cannes no ano passado, “A Cordilheira dos Sonhos” (2019), dirigido por Patricio Guzmán, será o filme de abertura da fase competitiva da 25ª edição do É Tudo Verdade, em sessão especial para convidados no Drive-in Belas Artes, em São Paulo, dia 23 de setembro. No mesmo dia, às 20:30, o filme será exibido também via streaming, limitado a 1.000 visualizações, no site www.etudoverdade.com.br.
Disputa pelo Oscar®
As produções premiadas pelos júris do É Tudo Verdade 2020, nas competições brasileiras e internacionais de longas e médias-metragens e de curtas-metragens, estarão automaticamente classificadas para apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem.
Confira a programação completa no site do festival.