O Festival FIXE 2022 une os países que falam português (Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e Timor-Leste) através de uma programação cultural que inclui música, artes visuais, teatro, literatura, gastronomia, moda e cinema. Esta última categoria neste ano ganhou uma mostra especial física e online, aberta a cineastas brasileiros e estrangeiros, e que puderam inscrever filmes lançados há menos de 5 anos.
O evento apresenta uma programação presencial entre os dias 25 e 31 de agosto no espaço Petra Belas Artes, em São Paulo. Além do audiovisual, o espaço recebe também as programações de literatura, teatro, gastronomia, artes visuais e atividades para crianças de todas as idades na última semana de agosto. Já a programação de música e as entrevistas com escritores, acadêmicos, pensadores, artistas e profissionais da cultural, serão exibidas exclusivamente on-line no portal do projeto (www.fixefestival.com.br) a partir do dia 01/09.
Grande parte das atividades presenciais será gratuita. Outras, terão preços populares que variam entre R$ 7,50 a R$ 30,00.
Todos os títulos selecionados para a Mostra Fixe de Cinema Lusófono também estarão disponíveis gratuitamente para o público nas plataformas de streaming Belas Artes à La Carte, para longas e médias, e Cardume para curtas, de 01 a 15 de setembro.
Mais que um evento. O FIXE surge como uma ponte entre territórios, linguagens e vozes. Um ponto de encontro para quem busca questionar uma hegemonia euro-centrada que já dura mais de 500 anos. Um esforço para traçar novas rotas e diminuir as distâncias oceânicas entre nações com passados semelhantes e que herdaram o idioma do colonizador.
“Não faz sentido pensar em lusofonia sem pensar em reparação histórica, principalmente quando nos lembramos quão próximo foi o processo de independência de nações como Angola e Moçambique, por exemplo. Não faz sentido pensar em lusofonia sem entender que, apesar de todos falarmos uma só língua, precisamos olhar para a nossa diversidade e a potência e simbolismo de nossos diferentes sotaques.”, analisa Fabiana Batistela, idealizadora, diretora e curadora do projeto.
Serviço
Programação Presencial de 25 a 31 de agosto de 2022
No Petra Belas Artes / Rua da Consolação, 2423 – ao lado da estação Paulista do metrô
Confira a programação completa em: https://fixefestival.com.br/programacao-completa-fixe-2022/
Confira os 11 longas selecionados para a mostra fixe de cinema: https://fixefestival.com.br/conheca-os-11-longas-selecionados-na-mostra-fixe-de-cinema/
Confira os 12 curtas selecionados para a mostra fixe de cinema: https://fixefestival.com.br/foram-12-curtas-selecionados-para-a-mostra-fixe-confira-aqui/
Site oficial: https://fixefestival.com.br
Foto/divulgação: Cena do filme “Pra Lá de Meus Passos”